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Boas ideias para o seu negócio

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Para você, o que significa ter boas ideias? Você se considera uma pessoa criativa? Acredite você ou não, todos os seres humanos possuem criatividade, já que, a todo o momento, são obrigados por diversas circunstâncias a viabilizar formas de se reinventar e aproveitar oportunidades. Muitas vezes, o que ocorre no universo empreendedor é que o empresário se mantém imerso nos problemas do dia a dia e acaba perdendo o foco no desenvolvimento de ideias.

Como resolver esse impasse? A chave está em diversificar a rotina, buscando diferentes experiências e fontes de inspiração. Uma maneira de fazer isso é participar de eventos e feiras de diferentes áreas de atuação; você pode ter vários insights e uma forma de potencializá-los é convidar a sua equipe para uma sessão de compartilhamento de ideias e brainstorming depois do evento, com o objetivo de pensar em formas de aplicar o conhecimento que você absorveu.

Falando em aplicar o conhecimento, outra maneira de otimizar os negócios é analisar casos de sucesso dentro da sua área de atuação, e também casos de insucesso, para avaliar o que pode e o que não pode ser feito e estabelecer parâmetros na hora de criar.

E já que eu citei a importância de estabelecer parâmetros, nenhuma ideia surge sem um processo de preparação, que envolve coletar o maior número de informações para resolver determinado problema. Quando realizamos a análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) no processo de Planejamento fazemos exatamente isso: unimos a equipe para reunir dados, observar situações e vislumbrar oportunidades. Posteriormente, são elencadas prioridades, são estabelecidos objetivos para o negócio e são estruturadas ações para atingi-los. Bom, transferindo isso para o universo das ideias, para expandir e utilizar a sua criatividade em prol da empresa, existem quatro etapas básicas:

1- Preparação – coleta de informações, referências, cases, conteúdos e estabelecimento de objetivos do processo de criação;

2- Incubação – realização de processos coletivos (como o brainstorming) a fim de compartilhar os “estalos” que surgirem, buscando algo cada vez melhor;

3- Iluminação – é o momento do “eureka”, quando surge um pensamento inovador e plausível de ser executado;

4- Verificação – é a hora de testar a sua ideia e verificar a viabilidade da ideia.

Esses processos são constantes e se repetem até que o resultado almejado seja atingido. E então, teve alguns insights durante a leitura do texto? Está pronto para pensar em formas diferentes de atuar no dia-a-dia? Se precisar de apoio ou tiver dúvidas, conte conosco. Sucesso!

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