Já imaginou fugir das estruturas tradicionais das empresas e ter um contato muito mais leve com as atividades cotidianas do trabalho? Então você precisa conhecer o Gamification.
Gamification é o uso de mecânicas de jogos em diferentes contextos para incentivar o alcance dos resultados desejados. Nos ambientes corporativos, a técnica é empregada para transformar atividades em dinâmicas atrativas, visando conquistar os objetivos dos mais variados setores de uma companhia.
A gamificação, como é conhecida em português, mistura competição e recompensa tornando mais divertido executar tarefas no dia a dia.
Seu funcionamento é simples: o gestor ou líder define as atividades que entrarão no jogo e quantos pontos corresponde cada prática completada; os profissionais vão sendo classificados dentro de um ranking e recebem recompensas ao cumprir todos os desafios propostos pela empresa.
Esse modelo aumenta o engajamento dos funcionários e eleva a produtividade em até 30%, isso porque o profissional tem autonomia para controlar seu ritmo, se colocando no domínio da sua área de interesse, além de ter um grande propósito por trás de suas ações.
A técnica também pode ser utilizada para estimular os clientes a finalizarem as compras, ao incluir um sistema de pontos em programas de fidelidade que geram descontos em produtos e serviços ou brindes exclusivos.
Esse tipo de programa divulga novos produtos, serviços e campanhas e atrai mais pessoas, por fornecer benefícios aos participantes.
De acordo com estudo realizado pela Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, 70% das maiores empresas globais aderiram a pelo menos uma técnica de gamificação.
Não sabe por onde começar?
O Great Group pode ajudar sua empresa a transformar o planejamento estratégico em conteúdo gamificado, conheça nossos serviços de Planejamento Estratégico