Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para desenvolver o planejamento estratégico das empresas.
A sigla, traduzida do inglês, significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, e cada uma dessas características constitui a base para elaboração de um planejamento estratégico e gerenciamento da companhia. Esse planejamento é feito com base na análise SWOT.
Responsável pelo diagnóstico das vantagens e ônus de cada projeto, sua simplicidade possibilita a utilização do conceito para qualquer análise de cenário, independente de porte ou segmento.
Os quadrantes da matriz SWOT são segmentados em duas categorias: fatores internos e fatores externos.
Os fatores internos são as forças e fraquezas da empresa. Nesse âmbito é importante avaliar os modelos de gestão, o desempenho dos funcionários e quais são os pontos que oferecem vantagens competitivas em relação a outras empresas do segmento.
Para identificar as fraquezas é necessário fazer um exercício de autoanálise e pensar quais aspectos necessitam de melhorias e quais práticas devem ser descartadas.
Já os fatores externos estão relacionados a oportunidades e ameaças. Aqui será feita análise de mercado para avaliar possibilidades de expansão, novas tecnologias, e outros aspectos que possam aumentar a competitividade e trazer vantagens financeiras.
É essencial avaliar os fatores econômicos, onde possíveis mudanças possam prejudicar o negócio, desenvolver programas para reduzir o impacto de eventuais crises e se preparar para a chegada de novos concorrentes.
Fazer análise SWOT é muito importante, pois ela auxilia na obtenção de um profundo entendimento no mercado, antecipando ameaças, descobrindo potencial e diferenciais da empresa e possibilitando a tomada de decisões inteligentes.
O Great Group utiliza a análise SWOT para todos os projetos de planejamento como uma das etapas iniciais de definição dos planos de ação. Saiba mais sobre Planejamento Estratégico clicando aqui.