É impossível encontrar uma empresa que tenha feito uma venda a prazo e não tenha passado por inadimplência de ao menos um cliente. A falta de pagamento pode ser um grande risco para suas operações, uma vez que a organização pode ficar sem capital de giro e o fluxo do caixa pode ficar totalmente comprometido.
É um fato que não dá para extinguir totalmente esse problema, mas existem medidas que ajudam a controlar a inadimplência para não comprometer a saúde financeira do seu negócio.
Análise de crédito
O primeiro passo é analisar o crédito do cliente antes de conceder esse benefício. A prática já se tornou comum no mercado e consiste em verificar o crédito do cliente em órgãos regulamentados para saber se ele está com as contas em dia e não conceder um valor maior do que o cliente possa pagar.
Crie um histórico de clientes
Para ter maior controle na negociação caso haja algum descumprimento de acordo, crie um histórico de clientes. Guarde todas as informações do cliente, como os dados do acordo e datas de contato, para facilitar a cobrança de faturas em aberto.
Monitoramento de dívidas
Monitore as dívidas diariamente, dessa forma é possível criar um processo mais efetivo em casos de cobrança e não deixe o débito em aberto muito tempo. Se o cliente não realizou o pagamento no prazo correto, faça contato de forma educada ou automatizada no sistema até dois dias após o vencimento para evitar não receber pelo produto ou serviço executado.
Tenha um plano de ação
Elabore e execute um plano de ação no setor de cobrança para controlar a inadimplência, contemplando a realidade geral dos devedores e as formas mais rápidas para regularização das dívidas. Utilize a tecnologia a seu favor para acessar todas as informações necessárias, criando um histórico e fazendo a gestão financeira de forma organizada e automatizada, melhorando os resultados nessa área.
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Até a próxima!