Algumas pessoas tendem a se sentir mais confiáveis do que outras. Isso só é possível por conta da impressão que transmitem. Entre as características responsáveis por essa percepção, a voz possui destaque por influenciar nossa relação com o mundo por diversos canais além do auditivo. Ela mexe com a fisiologia do indivíduo, proporcionando arrepios, e também com o lado emocional, simbolizando amor, raiva, medo, tristeza e alegria. Todos devem avaliá-la profissionalmente pelo menos uma vez para identificar como ela ajuda ou atrapalha. Assim, é possível traçar um plano para obter o tom que deseja e conquistar a oportunidade sonhada.
A fala transmite explicitamente a personalidade e possui uma grande importância na construção da imagem para alcançar seu público. Veja dicas para que suas apresentações e os relacionamentos inspirem confiança e sejam mais respeitados:
Intensidade vocal – é importante regular de acordo com a situação para não parecer que está brigando, quando quer apenas ajudar ou mostrar fraqueza quando precisa se impor.
Ressonância – reconheça se a voz é proveniente da via oral, laringe ou cavidade nasal. Esse registro ajuda na identificação de alguns cuidados para mantê-la saudável.
Entonação – é a variação do tom usado. É imprescindível cuidar, para não parecer monótono, cansativo ou previsível.
Qualidade – cuidar das cordas vocais para mantera qualidade da voz – evitando líquidos muito gelados e cigarros, por exemplo, ajuda no autoconhecimento.
Quem almeja um cargo de destaque, posição de liderança, profissão pública, precisa construir sua voz com a carreira. Valorize este importante recurso como uma das ferramentas mais potentes para sustentar suas posições e atingir metas profissionais.
* Allessandra Ferreira é especialista em gestão estratégica de pessoas e sócia e palestrante da AlleaoLado, empresa focada em palestras, treinamentos e coaching.