Quando iniciamos a trajetória do Great Group, entre várias estratégias e decisões, uma certeza jamais foi deixada de lado: a definição entre nossos valores de que as empresas são formadas de GENTE, PESSOAS, e de que não adiantava ter excelentes produtos, serviços, servidores, internet e tudo mais, se as pessoas, os astros principais desta jornada, não estivessem motivadas e alinhadas ao perfil da organização.
Todos nós em algum momento desempenhamos uma função de líder: quando compartilhamos um desejo nosso com um filho, quando dividimos uma experiência, quando queremos formar uma opinião com outras pessoas. A liderança necessariamente não esta relacionada a cargos ou organogramas, mas sim ao fato de influenciar ou direcionar outro indivíduo.
GENTE, LIDERANÇA: qual a relação dessas palavras com o tema COACHING? Atualmente este termo virou moda nas rodas de gestores que trabalham desenvolvimento humano, o que tem feito do COACHING um instrumento avaliado constantemente nos orçamentos empresariais e pessoais de boa parte dos executivos, empresários, profissionais e das pessoas de uma forma geral.
O COACHING é um processo mágico, direcionado a resultado, em que conseguimos descobrir através de nossas próprias respostas os cenários escondidos, as metas nunca alcançadas, os desejos e sonhos. A grande diferença é que tudo é materializado através de ações efetivas, de medições eficientes, dando a certeza de que iremos atingir nossos resultados, quebrando nossas crenças e pensamentos limitantes.
A abrangência do COACHING é muito interessante, pois os atendimentos das sessões abordam questões da nossa vida pessoal, dos negócios, além do mundo empresarial na modalidade voltada para o executivo.
Resolvi aqui traçar um comparativo entre o COACHING e algumas ferramentas do nosso conhecimento em Gestão e Planejamento Estratégico. O objetivo desse paralelo é mostrar claramente este eficiente processo que tem mudado a vida das pessoas e profissionais:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO | COACHING |
– Missão e visão da empresa | – Missão e visão pessoal |
– SWOT (pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades) | – SWOT PESSOAL (pontos fortes, oportunidades e desafios, ou seja, apenas as partes positivas do ser humano) |
– Plano de ação | – SMART (ferramenta para direcionar as ações) |
– BSC (metodologia do balanced scorecard que determina os indicadores empresariais) | – Metas (desejos e objetivos) |
Diante de tudo isso, resolvemos criar uma fórmula imbatível para o SUCESSO em nossa visão:
O SUCESSO é obtido através de PESSOAS/PROFISSIONAIS DIRECIONADOS COM FOCO, AGINDO DE FORMA CLARA EM BUSCA DOS SEUS OBJETIVOS, APOIADOS EM SEU PLANEJAMENTO E MOTIVADOS A ATENDER SEUS DESEJOS INTERNOS, CRIANDO UM MUNDO MELHOR PARA SUA FAMILIA, AMIGOS E SERES HUMANOS.
“GREAT GROUP: Transformando palavras em ações”