Quando você acorda de manhã uma angústia aperta seu peito? Uma sensação de que aquele dia de prosperidade nunca chega?
Será que seu negócio tem valido a pena?
Para ajudar a organizar nosso pensamento, vamos refletir sobre quatro perguntas:
Para cumprir a nossa Missão: que resultados financeiros devemos alcançar?
Para atingir o resultado financeiro: que requisitos dos clientes devemos atender?
Para atender nossos clientes e sócios/acionistas: em que processos temos que melhorar?
Para atingir nossas metas: como devemos incrementar nosso capital humano?
É necessário direcionarmos nosso plano de vôo, o que somos e onde queremos chegar, ou seja, a nossa Missão e Visão empresarial.
Quando discutimos isto em conjunto com nossa equipe e materializamos visualmente este direcionamento, é possível construir todos os demais pilares para que nosso planejamento passe a ser claro e eficiente.
Através da elaboração destas frases, passamos a definir os resultados financeiros que temos que alcançar e ajustar o plano comercial/mkt e demais setores internos.
Os requisitos do cliente como, por exemplo, inovação de produtos, pesquisa de satisfação ou exploração de mercados, trazem a aderência para que o plano financeiro passe a ser uma realidade e não uma dor intensa permeada nas dúvidas diárias.
Finalmente, devemos organizar nossos processos e cuidar das nossas pessoas, construindo padrões de gestão organizacionais através da aplicação de metodologias que funcionem respeitando sempre o tamanho do negócio para que isso não engesse e organização.
Somos seres humanos, portanto as vezes valorizamos as repetições negativas e começamos a girar no negativismo, esquecemos das nossas vitórias e do que nos levou até aqui. É preciso entender que a dor da dúvida dos negócios são construídas porque não conseguimos visualizar nossos indicadores de sucesso. Diante disto é necessário que todas as construções tenham que ser medidas.
Em uma organização, quando o resultado que deve ser alcançado não é claro, tudo cabe. Consequentemente, dentro de um sistema como este, é extremamente natural que esta angustia apareça sempre.
“GREAT GROUP: ao invés de somente acreditar, construímos realidades”