5 dicas para a gestão financeira da sua empresa

Compartilhe esse post:

A administração de recursos é essencial em qualquer setor, para garantir o crescimento da empresa com os melhores resultados e máximo de aproveitamento nas atividades e lucros da companhia.

Quando falamos em gestão financeira, estamos nos referindo a um conjunto de ações e procedimentos que irão nortear as decisões da instituição no que diz respeito ao uso do seu capital, seja para investimentos, inovações ou pagamento de contas.

Mas como fazer isso de forma eficiente?

1- Desenvolva o planejamento estratégico especialmente para esse setor

Definir quais são os objetivos da empresa e entender quais são os recursos necessários para alcançá-los é o primeiro passo para realizar projeções financeiras mais assertivas e estabelecer quais orçamentos ficarão disponíveis para cada projeto e como será avaliado seu desempenho

2- Precifique corretamente

Esse ponto pode definir o sucesso das operações, uma vez que precificar errado as soluções oferecidas podem não só afastar consumidores, como também levar a empresa a prejuízos graves que comprometam a lucratividade do negócio.

Deve-se levar em conta todos os custos da operação, preços praticados da concorrência, até que montante o público estaria disposto a pagar pelo produto ou serviço e a margem de lucro que a empresa deseja.

3- Tenha controle de custos e despesas

Diferencie os custos fixos dos custos variáveis para entender seus resultados, cortar desperdícios e tomar as melhores decisões para os negócios.

4- Monitore o fluxo de caixa

Um dos pontos mais importantes da gestão financeira é entender a saúde financeira do seu negócio.  E para ter clareza nesse aspecto, é necessário acompanhar diariamente as entradas e saídas dos valores.

É o fluxo de caixa que vai permitir sua organização manter as operações funcionando de forma produtiva. Através dele é possível ter uma visão das oportunidades de investimento e cortes de custos, conhecer quais são os períodos de sazonalidade do negócio, se houver e ainda evitar ficar com saldo negativo.

Utilizar um sistema de gestão vai ajudar a ter uma visão e controle melhor desses processos todos.

5- Pague as tributações corretamente

Manter as obrigações fiscais em conformidade com a lei é um passo fundamental para continuar operando no mercado. Nesse sentido, é necessário incluir na rotina financeira o pagamento de impostos, e mais que isso, escolher um regime tributário que seja vantajoso para não sair no prejuízo.

O exercício de gestão financeira tem diversos outros passos para se levar em consideração, uma vez que como qualquer outra gestão, o processo envolve planejamento, organização, análises e monitoramento.

Conte com a Consultoria Financeira do Great Group para apoiá-lo nesse âmbito também!

Conteúdo relacionado