Desde o surgimento das primeiras empresas, o mundo corporativo passa por uma constante transformação em todos os setores. Os departamentos veem se tornando cada vez mais estratégicos, possibilitando criar diversos times de alta performance neles.
Quando falamos de Recursos Humanos essas mudanças são ainda maiores. Afinal, as empresas estão cada vez mais focadas em garantir um ambiente corporativo agradável, priorizando o olhar humanizado sobre cada profissional e a qualidade de vida, além do trabalho.
Nesse sentido, algumas tendências podem ser esperadas para o próximo ano, confira a seguir:
Gestão humanizada
Conforme citamos brevemente, um dos pilares que deve se consolidar a cada ano que passa, é a gestão humanizada. As empresas têm se dedicado cada vez mais para assegurar a qualidade de vida dos funcionários, com abordagens empáticas e mais próximas dos seus profissionais.
Além disso, o RH busca ajustar os processos seletivos às necessidades da empresa e alinhar ao propósito do talento contratado. Dessa forma, evitam alto índice de turn over e aumentam produtividade das áreas. Além de orientar melhor os gestores e líderes nessa mesma abordagem.
Saúde Mental dos colaboradores
Dentro da gestão humanizada, outro ponto que é forte tendencia para o RH no próximo ano é a atenção para a saúde mental dos profissionais. O bem estar dos colaboradores tem influência direta na performance geral da empresa, por isso promover a saúde mental nos ambientes de trabalho é fundamental.
A satisfação e motivação não apenas mantém o engajamento dos colaboradores, como também atuam de forma positiva no clima organizacional. Atualmente, algumas empresas vêm desenvolvendo softwares e plataformas para que o profissional programe pausas estratégicas para ajudar no bem estar físico e psicológico.
Cultura de aprendizado contínuo
Complementando esses itens, o RH também tem promovido uma cultura de aprendizado contínuo, para que os colaboradores possam se desenvolver individualmente, estimulando seu crescimento profissional e possibilitando a criação de um plano de carreira sólido dentro da organização.
Uma estratégia que cresce no mercado é utilizar o Reskilling, método de estimular talentos a buscar habilidades fora da sua área de atuação, tornando-os multitarefas e propulsionando sucesso profissional.
Aprimorar a experiência do funcionário também entra dentro dos focos para 2023. Para reter talentos é necessário investir em segurança física e financeira, bons benefícios e políticas flexíveis, permitindo crescimento mútuo entre o trabalhador e a empresa em que atua.
Investimento em tecnologia
E, por último, mas não menos importante, investir em tecnologias voltadas para o departamento de recursos humanos possibilita alcançar os melhores resultados.
Principalmente ao utilizar apenas uma plataforma que reúne diversas ferramentas e centraliza as informações, reduz o tempo gasto em cada atividade, otimiza o armazenamento de dados e realização de onboarding, integrações e treinamentos e ainda torna a comunicação mais efetiva, com uma equipe produtiva.
Precisa de ajuda para estruturar sua gestão de RH em 2023? Entre em contato com nossos consultores especializados nesse assunto e transforme seu ambiente de trabalho!