Converse com nossos especialistas:

(11) 3521-7389

Como o RH pode apoiar na saúde mental no trabalho

Compartilhe esse post:

Grande parte da população passa mais tempo no trabalho do que em casa, fazendo com que esse ambiente possua grande responsabilidade na saúde mental das pessoas e, no post de hoje, vamos explorar algumas formas do RH apoiar os cuidados psicológicos na gestão de pessoas.

Muitas organizações não colocam a saúde mental no trabalho como uma de suas prioridades no planejamento, porém isso é um grande erro.

Esse aspecto afeta o profissional, de forma que ele não consegue desempenhar suas funções com a mesma performance e os resultados acabam prejudicados.

O departamento de Recursos Humanos (RH) desempenha um papel fundamental em apoiar os colaboradores nesse sentido.

Como o RH pode atuar na saúde mental?

  1. Montar um plano de carreira bem estruturado: uma das maiores pressões na vida profissional é o sucesso e ascensão na carreira. Por isso, apresentar perspectivas reais de crescimento através de um plano de carreira sólido pode passar mais segurança aos colaboradores.
  2. Realizar pesquisas de clima organizacional: isso ajuda a entender quais são as insatisfações dos funcionários, mapear o nível de estresse na companhia, além de possibilitar encontrar meios de corrigir ou atenuar essas questões.
  3. Garanta acesso a recursos: proporcione acesso a recursos como programas de apoio emocional e de bem estar como meditação e atividades físicas. Crie canais de comunicação para que o profissional consiga comunicar a empresa de forma discreta e segura sobre esses assuntos.
  4. Invista em benefícios que auxiliem na saúde mental: melhorar políticas de comissionamento, licença maternidade e paternidade, oferecer treinamentos são ações que adaptam a empresa para as necessidades do colaborador e permite que eles trabalhem melhor e com mais tranquilidade.

É importante destacar que funcionários com problemas de saúde mental são mais propensos a se ausentar do trabalho, aumentando o absenteísmo da empresa.

Investir na saúde mental também é uma responsabilidade social e uma abordagem altamente considerada por acionistas e clientes.

Precisa de ajuda para planejamento de ações dentro de Recursos Humanos? Conheça nosso serviço de consultoria de RH e DHO.

Conteúdo relacionado