O ChatGPT é uma tecnologia que combina inteligência artificial e machine learning para produzir textos através de informações e dados da web.
GPT é a sigla para Generative Pretrained Transformer, que em tradução livre significa Transformador Gerativo Pre-Treinado, ou seja, é uma ferramenta que gera novos conteúdos a partir de comandos.
Na prática, a linguagem criada pela empresa OPEN AI funciona como um chatbot e ela pode ajudar na sua área de vendas de maneira significativa, uma vez que através dela é possível configurar algumas funções como:
- Resposta de FAQ;
- Criação de scripts para os vendedores;
- Montar formulários;
- Fornecer informações sobre suas ofertas;
- Elaborar e-mails diversificados para a área de vendas.
Além de outras diversas atividades, o principal benefício do seu uso é automatizar tarefas cotidianas que permite que a área comercial, tão fundamental em qualquer organização, possa se concentrar em atividades estratégicas.
Quanto mais complexas e específicas forem suas solicitações, melhores os resultados apresentados pelo ChatGPT.
Para extrair o máximo de sua produtividade, temos 6 indicações da sua aplicação em vendas:
- Cold calls: criação de scripts personalizados para abordar clientes potenciais em cold calls, fornecendo o contexto de cada cliente e conseguindo iniciar uma relação mais próxima do prospect.
- Qualificar leads: através das técnicas de qualificação de leads, fazer perguntas ao ChatGPT determinar a probabilidade de um lead ser convertido em cliente.
- Propostas: a ferramenta é capaz de criar modelos de contrato e propostas personalizadas com a indicação dos serviços oferecidos, dados do cliente e tom da mensagem.
- Desenvolver novas estratégias: o ChatGPT pode indicar estratégias de vendas com base no seu modelo de negócios e estrutura da sua equipe comercial.
- Geração de leads: pode ser utilizado no processo completo da gestão de leads, ele possui funcionalidades que permitem gerar, qualificar, distribuir, nutrir e converter os prospects em clientes.
- Pesquisa de mercado: capaz de realizar pesquisas e obter informações sobre os concorrentes, tendencias do setor, mercado alvo para seu produto ou serviço e traçar um comparativo entre empresas.
Muitos profissionais ainda ficam receosos com o ChatGPT, mas ele tem se mostrado um excelente aliado da produtividade, que possibilita aprimorar processos, melhorar os resultados e fazer com que os negócios evoluam.