Converse com nossos especialistas:

(11) 3521-7389

Como avaliar as competências da empresa para obter mais competitividade?

Compartilhe esse post:

Quando pensamos nos desafios para obter competitividade no universo empresarial, quais são os principais empecilhos que nos vêm à mente? Segundo a experiência da equipe do Great Group nos atendimentos a diversas empresas, existem quatro “gargalos” principais que as empresas tem que enfrentar e vencer para serem mais competitivas: a dificuldade de comunicação, a falta de processos, a alta carga tributária e a falta de posicionamento.

Dentre os gargalos citados acima, a alta carga tributária é o único item que depende de fatores externos; quanto aos demais, vale reforçar que eles estão relacionados à tríade CONHECIMENTO, HABILIDADE E ATITUDE, sendo que a ATITUDE  responde por mais da metade do processo de crescimento de uma empresa.

Dessa forma, como podemos promover mudanças assertivas que surtam resultados na organização como um todo? O Great Group convida os empresários a fazerem uma reflexão de suas ações com base na imagem abaixo, uma Roda de 8 lados que contempla as diferentes competências necessárias a uma empresa:

Para realizar esse processo, sugerimos que o empresário escolha um local reservado para refletir de forma adequada. Além disso, é importante atribuir as notas a cada um dos itens de forma sincera, avaliando o estado atual da empresa. Segue uma explicação sobre cada um dos itens a ser avaliado:

1- Comunicação Interna – Como trafegam as informações em sua empresa? Todos estão cientes de novidades, mudanças, contratações, novos clientes, entre outros? Os colaboradores conhecem os objetivos da empresa? De zero a dez, como está a comunicação interna de sua empresa?

2- Marketing – Como está o relacionamento de sua empresa com o mercado? Você investe de forma assertiva nos canais de divulgação? Busca inovar nos produtos e serviços de acordo com as tendências que observa? Realiza pesquisas de mercado? De zero a dez, como está o marketing de sua empresa?

3- Comercial – Sua equipe comercial está empenhada em conquistar novos clientes? Como está o relacionamento com os clientes atuais e o processo de pós-venda? De que forma é feita a prospecção? De zero a dez, como está a área comercial de sua empresa?

4- Financeiro – Existe equilíbrio a entrada e saída de capital? Como está a organização das planilhas e relatórios? Como está o ebtida da empresa? De zero a dez, como está o departamento financeiro de sua empresa?

5- Operacional – As responsabilidades de cada área e as tarefas dos colaboradores estão claras? Como está o nível de produtividade de sua empresa? Os produtos / serviços são produzidos e entregues conforme as especificações? De zero a dez, como está a área operacional de sua empresa?

6- Administração – Os líderes e diretores tem visão global das atividades desempenhadas? De que forma são feitas as cobranças? Existe a preocupação em motivar os colaboradores? Como são definidas as prioridades? De zero a dez, como está a Administração de sua empresa?

7- Suporte – De que forma são resolvidos os problemas dos clientes e do público interno? Existe cordialidade durante os atendimentos? Os chamados são resolvidos em um prazo satisfatório? Como está o índice de reclamações? De zero a dez, como está o Suporte de sua empresa?

8- Grande líder – De forma global, como está a sua capacidade de liderar, dar exemplos positivos e conduzir a empresa rumo a um crescimento sustentável? De zero a dez, como está o Grande Líder?

Depois que você atribuir as notas, compare o momento atual que você vive com o estado desejado para a empresa: que notas você gostaria de dar em cada um dos itens?

Além disso, verifique a competência que está com a nota mais baixa e faça um plano imediato para melhorar nesse quesito. Além dessa medida emergencial, reflita sobre as ações que deve tomar no prazo de um ano tanto para esse item quanto para os demais, visando criar planos de manutenção das áreas que funcionam com eficiência e planos de melhoria para os setores que merecem maior

atenção. Lembramos que essas ações devem estar alinhadas com a estratégia global e com os objetivos que você almeja para a empresa, para que os resultados reflitam em maior competitividade para o seu negócio.

Precisa de apoio nesse processo? Conte conosco!

Abraço e Sucesso de toda a equipe do Great Group!

Conteúdo relacionado