Muitas pessoas acreditam que por ser um assunto técnico, valuation é algo muito complexo, mas é possível qualquer pessoa entender os pontos chaves dessa ferramenta, seu funcionamento e usos para sua empresa de forma efetiva.
O valuation é uma metodologia de cálculo utilizada para descobrir o valor de uma organização. O processo de avaliação da empresa utiliza-se de vários indicadores e alguns elementos subjetivos para determinar o preço justo de uma empresa.
Entre os fatores utilizados para chegar ao valuation temos: número total de clientes, a receita da companhia e potencial de crescimento. Muitos outros itens podem ser considerados para chegar no denominador que será utilizado no mercado, porém é válido destacar que ele se trata de uma estimativa, que pode variar dependendo da metodologia adotada e de que momento ela está sendo realizada.
Esses valores podem flutuar dependendo não apenas da administração do negócio, como também de como anda a situação econômica externa no momento em que ele é calculado.
Existem diversos tipos de valuation para calcular o valor da sua empresa, sendo que os principais são o fluxo de caixa descontado, múltiplos de mercado, contábil, pré-investimento e pós-investimento.
Mas para que serve o valuation?
Um dos principais objetivos de usar a metodologia é encontrar o valor da companhia mais próximo real possível e utilizá-lo para captar investimentos, além de comprar e vender ações.
Isso significa que se o seu empreendimento é uma startup e está começando, utilizar o valuation é uma ótima forma de conseguir investidores para o seu negócio.
Ou mesmo se você é um empreendedor com uma marca sólida e deseja expandir e ter mais investimentos, pode abrir o capital da empresa para que executivos comprem ações e financiar projetos que aumentem ainda mais a sua presença e competitividade no mercado.
Quer saber mais como utilizar ao seu favor o valuation da sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe!