A pandemia #Covid19 tem provocado muitas discussões sobre as mudanças que estão ocorrendo e ainda vão ocorrer no mundo. Muitas projeções e tendências tem sido apontadas por especialistas para o que está se configurando como o “novo normal”.
Não há dúvidas de que estamos vivemos uma profunda transformação que não iniciou com a pandemia. O mundo, impactado pela tecnologia e pela digitalização de todas as áreas, vem mudando significativamente nos últimos anos. Mas também é preciso perceber que a crise pandêmica acelerou muito a velocidade da transformação.
Diversos dados mostram que as empresas tiveram que se adaptar rapidamente às novas necessidades causadas pela quarentena e proibição de funcionamento temporário de muitos negócios. Migração para Home-office, início de utilização de aplicativos de vídeo conferências, adoção de aplicativos para entregas, surgimento de novos serviços de delivery, take-away e novos hábitos de consumo.
Uma análise rápida do cenário atual mostra claramente a importância da transformação digital em todos os setores da sociedade. Mas também podemos perceber claramente que a tecnologia já estava ali. Já estava disponível há um bom tempo. O aplicativo Zoom, por exemplo, já existe desde 2013. Mas foi apenas em 2 meses de pandemia que cresceu quase 70% e se tornou popular em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Empresas que nunca cogitaram adotar o formato de trabalho remoto, forçadas pela pandemia, perceberam que é totalmente possível trabalhar assim. Mais do que isso, muitas estão vendo que a produtividade não caiu (melhorou em muitos casos) e a redução de custos é enorme.
Além disso, milhões de trabalhadores em todo o mundo tiveram a oportunidade de trabalhar em casa pela primeira vez. Uma grande parte deles teve a grata surpresa de que, além de possível, é muito mais vantajoso. Horas de trânsito (e estresse) poupadas, mais tempo para praticar uma atividade física, mais tempo com a família, melhor alimentação…a lista é longa e impressionante.
Se a tecnologia já estava disponível, nota-se que a pandemia acelerou, na verdade, uma transformação cultural. Aquilo que não era aceito, ou considerado “arriscado’, passou rapidamente a ser adotado e, surpreendentemente, a ser valorizado.
A crise atual marca, certamente, um novo momento. E é fundamental que as empresas percebam a oportunidade ímpar que existe para implementar mudanças. Para implementar inovação. E para efetivamente fazerem parte desse novo mundo.
A transformação digital é uma tendência que segue um caminho sem volta. Mas não basta adotar novas tecnologias.
A verdadeira transformação não é de tecnologia. É de cultura.
É importante que pessoas e empresas efetivamente incorporem um novo “mindset”; um novo modelo mental capaz de se adaptar ao novo normal. Como eu sempre digo em aulas e palestras, agora mais do que nunca: precisamos dar um “CTRL+ALT+DEL. em nossas vidas e precisamos ter coragem para desaprender, humildade para reaprender e disciplina para aprender sempre.