Para que possamos melhorar uma atitude é preciso ter clareza qual é e como ela se comporta no meu dia a dia.
Como podemos medir uma atitude? Podemos iniciar conversando internamente com as pessoas como é o seu jeito de ser e agir, como isso tem afetado a vida dos profissionais ao seu redor, o que eles percebem de negativo nos seus atos.
Um empresário relatou a nós recentemente que ele solicitava diversos trabalhos dentro da sua empresa e não tinha resposta. A corporação relatou que tinha um problema muito sério quanto ao retorno e que não sabia mais como gerenciar sua equipe.
Analisando friamente, pergunto se um funcionário não respeita o dono, vai respeitar a quem? Claro que este comentário pode ser lido e taxado de forma dura, pois os cenários devem ser avaliados de forma ampla, porém respeito e disciplina devem fazer parte de um ambiente vencedor.
O fato é que duas situações precisavam melhorar naquela empresa. As duas eram atitudes do “dono”; uma delas era transmitir de forma mais clara suas solicitações: uma tarefa deve ter data para iniciar e finalizar, deve ter responsável e deve ser orientado sobre o que se espera do resultado da mesma. Quando as tarefas não vem atribuídas destes pontos, qualquer coisa serve, por exemplo, se eu não transmito a data de entrega e o trabalho é feito em um mês, como posso reclamar e chamar a atenção? Portanto a primeira dica para a empresa foi: comunicação é tudo; não pense que as pessoas têm obrigação de entendê-lo sempre, é necessário investir tempo nisso.
A segunda atitude a ser mudada era quanto ao bônus e o ônus, ou seja, se ele atender tudo no prazo o que ele ganha? E ao contrário, quais são suas penalidades? Aqui se criou um ciclo virtuoso com foco no resultado e busca da excelência dos profissionais.
O que acha de refletir um pouco e promover um feedback interno?
Anote tudo e mãos a obra, nada melhor do que perguntar quando se quer melhorar.
“GREAT GROUP: transformando cenários incertos em oportunidades reais.”