Canal de venda é o meio, físico ou digital, utilizado pela empresa para comercializar seus produtos e serviços. Eles permitem expandir o alcance do seu negócio e atingir muito mais clientes e prospects.
Existe uma grande diversidade de canais disponíveis e é preciso criar estratégias para sua adoção, pois nem todas as opções podem fazer sentido para o seu público, gerando despesas desnecessárias.
É importante conhecer todos os canais de vendas e suas características.
Escolher os canais de venda mais adequados requer conhecimento profundo sobre a persona que irá consumir suas ofertas, para entender quais meios irá ampliar o impacto. O tipo de produto e serviço também vai influenciar as escolhas.
Os canais de venda se dividem em:
Online
Ecommerce: nada mais é do que uma loja virtual personalizada e com a identidade visual da empresa, precisa de ambiente seguro e interface intuitiva.
Marketplace: uma espécie de shopping na internet, diversas marcas ficam disponíveis no mesmo site, que expõe os produtos e garante a infraestrutura de pagamentos. Além da visibilidade, contam com a credibilidade de sites já reconhecidos como Americanas e Amazon.
Afiliados: pessoas que comercializam produtos e serviços de terceiros em seu site ou redes, recebendo comissões pelas vendas.
Ads (Google e Redes Sociais): compra de palavras-chaves para aparecer no topo e final dos resultados das páginas de busca. Recomendado para clientes que já sabem o que querem comprar. Os ADS de redes sociais também podem oferecer suas ofertas de produtos com base em preferências.
E-mail Marketing: através de contatos bem segmentados, pode ser utilizado para enviar conteúdos informativos com novidades, apresentação dos produtos e serviços e oferecer descontos exclusivos.
Redes sociais: existem redes que contam com uma plataforma especializada para vendas, onde é possível fazer aquisições dentro do próprio perfil ou direcionar para as lojas virtuais.
Offline
Ponto de venda físico: pode ser loja própria, franquias onde o comerciante paga royalties e vende produtos licenciados de determinada marca e distribuidores que revendem produtos de terceiros, como nas concessionárias.
Telemarketing: pode ser vendido diretamente pelo telefone, ou através do agendamento de visitas de um representante comercial.
Venda direta: contato direto com o consumidor final em visitas presenciais. Não possui vínculo empregatício e recebem pagamentos através de comissão, muito popular na revenda de produtos como Avon e Natura.
Não é necessário que a companhia utilize todos esses canais, mas também é importante que não se limite apenas a um. A diversificação atrai mais pessoas e contribui diretamente no aumenta da receita.
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