É muito comum que os profissionais parem de estudar ao concluir uma graduação ou até uma pós graduação. Porém existe um movimento crescente, chamado de Lifelong Learning que incentiva a aprendizagem continuada ao longo de toda vida.
Esse conceito busca desmitificar a ideia de que a educação deva encerrar em algum momento, e estimula o desenvolvimento de novas habilidades de forma contínua e ilimitada durante nossa existência.
O lifelong learning preza pelo processo de aprendizagem de forma democrática, estimulante, voluntária e permanente. O método não se limita apenas ao modelo tradicional de ensino e incentiva o conhecimento através de diversos meios como cursos de idiomas, prática de esportes, estudos direcionados como mba, cursos livres, entre outros.
Para estruturar o conceito, foram criados 4 pilares fundamentais que serão abordados a seguir:
- Aprender a conhecer: nesse ponto existe um grande estímulo para que haja prazer e curiosidade na construção do conhecimento. Não apenas reproduzir o método, mas pensar sobre ele, gerando questionamentos e confrontando ideias que possam desenvolver um senso crítico.
- Aprender a fazer: não ficar apenas na teoria e colocar em prática as habilidades para ter um desenvolvimento mais concreto e completo.
- Aprender a conviver: entender que tudo é uma fonte de aprendizado, tanto as interações positivas, como as negativas. Saber lidar com conflitos e observar todos do círculo profissional e social para extrair conhecimento em todos os âmbitos com a troca de experiencias.
- Aprender a ser: estimula a pessoa a ser autodidata, se colocando como responsável pelo aprendizado, criando senso crítico, automotivação e autonomia para perseguir novas habilidade diariamente.
É importante destacar que a aprendizagem ao longo da vida não busca substituir a educação tradicional, e sim tornar-se uma aliada ao cotidiano para desenvolver skills de diversas fontes, que possibilitam expandir conhecimentos e exceder expectativas pessoais e do mercado.
Esse investimento pessoal permite adquirir maior preparo para se adaptar às mudanças e enfrentar rotinas, traz maior satisfação pessoal e ainda possibilita um retorno financeiro positivo.
Dentro do mundo corporativo, o lifelong learning pode ser praticado através de webinars, treinamentos especializados, cursos de curta duração que complementam suas aptidões e a troca com outros profissionais que podem trazer a descoberta de novos talentos.