Falando de forma simplificada, governança corporativa é um conjunto de processos e leis que determinam o modelo de administração de uma empresa.
Esse assunto tem ganhado cada vez mais destaque, pois representa toda uma estrutura organizada de forma responsável e transparente, de forma a atrair investidores, bons profissionais para atuar na companhia e, em consequência de todo conjunto, mais clientes.
O pilar da governança corporativa é atender, de forma equilibrada, os interesses de stakeholders, sócios e tudo que envolve o negócio.
A prática consiste em analisar a instituição a fundo, criar estratégias de atuação, realizar planejamento, adequação das atividades e efetuando fiscalizações periódicas para ajustar os pontos necessários.
Esses exercícios não apenas asseguram que os interesses dos administradores estão alinhados às inclinações dos donos do negócio, como são fundamentais para garantir que estão sendo seguidos de forma correta.
A governança corporativa possui 4 princípios: equidade, responsabilidade corporativa, transparência e prestação de contas.
Com essa essência, opera da seguinte forma:
- Seguindo regras: são estabelecidas as normas para conduzir as decisões dos administradores.
- Realizando auditorias: monitorando as ações para checar se as regras estão sendo cumpridas.
- Restringindo autonomia: limita-se a atuação dos administradores, evitando comportamentos indesejados e determinando o que é autorizado fazer.
Os benefícios de aplicar a governança corporativa são significativos. A metodologia valoriza a imagem da organização, que se mostra confiável ao mercado, evitando escândalos e conflito. Isso aumenta seu valor e competividade, atraindo investidores e consumidores para sua marca.
Essa gestão organizada, com tomada de decisões mais robustas e atuação perene são traduzidas em maior solidez no mercado e pode ser uma boa forma de garantir conformidade com as leis às quais a empresa está submetida pela sua geolocalização.
Pode não parecer, mas o assunto é complexo e demanda a criação de conselhos administrativos, adoção de políticas de gestão de risco e acompanhamento constante.
Caso não seja feito de forma equilibrada, pode ter impacto negativo na condução do negócio.
Se a sua empresa precisa de ajuda na estruturação da governança corporativa, vale a pena conhecer as soluções empresariais do Great Group e conversar com nossos especialistas.