Conhecer seu cliente, seus hábitos, suas dificuldades, anseios e expectativas na busca de produtos e serviços fará com que você se capacite a prestar a melhor ajuda que ele jamais pode esperar.
O fato de o cliente demonstrar à todos ao redor, seja na empresa ou no lar, de que faz a melhor escolha ao negociar com você é a maior prova de reconhecimento e fidelidade. Para que isso ocorra, o primeiro passo é aceitar que tudo é conseqüência das nossas ações; acredite: você é o responsável por tudo que acontece de bom ou de ruim em sua empresa. Em segundo lugar, é importante se convencer que muitas vezes a insatisfação do cliente está ligada ao fato de não conseguirmos valorizar o nosso produto ou serviço para o cliente, transferindo a ele a mesma certeza que possuímos em relação ao que vendemos. Com a compreensão deste fato, seguem algumas dicas:
– Prepare-se melhor para dialogar com os clientes;
– Aprimore seu produto ou serviço para a real necessidade do mercado, observando ao redor as opções e alternativas que o mercado oferece ao seu cliente e também as opções que o mercado não oferece, enxergando de que forma sua empresa pode proporcionar esse diferencial;
– Conheça seu público alvo e coloque-se no lugar desse público;
Para otimizar resultados é preciso motivação e pequenas mudanças de comportamento. O cliente precisa sentir segurança em sua voz, atenção aos detalhes, para que independentemente do valo, ele tenha certeza de que naquele instante ele pode até estar pagando mais, mas receberá o melhor !
Foque suas energias no que você tem de bom a oferecer, no que pode ser um diferencial, no que pode ajudar seu cliente. Essa é uma tarefa que requer disciplina e coragem para fazer a leitura correta da situação em que você se encontra e identificar os pontos a serem melhorados. Boa sorte!