Trabalhar com vendas exige sempre testar novas metodologias e formatos para continuar crescendo e se diferenciando dos concorrentes. Mas um aspecto que é necessário permanecer é a personalização das vendas de acordo com a jornada do cliente.
Essa customização permite fortalecer o relacionamento com o cliente, aumentar a taxa de conversão e retenção dos consumidores, além de elevar a reputação da sua marca no mercado.
É muito comum que um cliente que receba um contato genérico não dê atenção a ele, ainda que venha acompanhado de uma boa oferta ou oportunidade de negócios. Por isso, a personalização das vendas encanta os consumidores e, consequentemente, é uma forma do seu faturamento crescer.
Por entender a importância desse fator, trouxemos hoje algumas estratégias de vendas personalizadas, conheça a seguir:
- Conheça profundamente o seu cliente.
Utilize o ICP (Ideal Customer Profile, ou perfil de cliente ideal) e personas. Essas duas ferramentas de marketing ajudam identificar quem é o público que tem maior probabilidade de fechar negócios com a sua companhia e possibilita encontrar características em comum entre eles, de modo que consiga entender seus padrões de comportamento, dores e necessidades.
Através das personas, é possível mapear os hábitos de compra de cada perfil e quais são as etapas da jornada até o momento de decisão.
Para ajustar as abordagens de vendas utilizando esses dois pontos, o CRM é essencial, uma vez que ele irá concentrar todas as informações sobre os clientes e gerar insights que permitirão refinar o processo e a personalização das vendas.
- Capacite sua equipe
Agora que você já tem bem definido quem é o seu consumidor, é o momento de treinar a equipe para cada cenário de venda que você identificou.
Nessa fase, você irá levar ao time o conhecimento mais aprofundado sobre os produtos oferecidos, as abordagens de venda possíveis, ensinar técnicas de atendimento humanizado e escuta ativa e formas de preencher o CRM para ter as informações precisas e atualizadas.
Lembrando que é importante fazer treinamentos de reciclagem sobre os assuntos para manter todos sempre afiados em suas técnicas.
- Forneça experiências integradas
Estabeleça uma estratégia omnichannel, em canais de comunicação tanto online quanto offline, dessa forma a organização reduz atritos durante o processo de compra e ainda fornece alternativas de comunicação, para que a interação seja feita da melhor forma para o cliente naquele momento.
É extremamente importante destacar que a experiência de atendimento deve ser de excelência em todos os canais para não reduzir a satisfação do cliente.
Quer ajuda para implementar tudo isso? Conheça nossa consultoria comercial que conta com esse e muitos outros benefícios.