Desde o inicio da vida, o ser humano se relaciona com diferentes pessoas; para que sejam estabelecidos vínculos, um elemento é essencial: confiança. Essa palavra, que vem do latim e significa “acreditar plenamente”, é a base para relacionamentos duradouros para aqueles que zelam pelas palavras pronunciadas e por uma reputação íntegra.
No universo empresarial, confiar significa basicamente acreditar plenamente em 3 fatores: que as promessas serão cumpridas (as palavras corresponderão às ações), que haverá credibilidade e que os posicionamentos serão coerentes e transparentes. Como você pode garantir isso no relacionamento com seus colaboradores? Antes de tudo, é importante que você visualize os valores da empresa e as suas atitudes. Para isso, como empresário ou empresaria você deve se perguntar: Em que eu acredito? Eu estou transferindo esses valores para a empresa? Eu estou deixando claros os comportamentos que espero dos colaboradores? Eu confio na capacidade dos colaboradores de realizarem as tarefas propostas?
Como líder, preocupe-se em transmitir aos seus liderados que você os respeita e reconhece os esforços realizados; saiba avaliá-los não apenas pelo resultado financeiro, mas também pela qualidade do resultado, pela forma como ele foi alcançado e pelo tempo que ele durará. Para realizar essas avaliações de forma criteriosa, é importante que você utilize ferramentas para análise de desempenho, que te permitam aferir se as ações realizadas pelos colaboradores condizem com as expectativas e definições da empresa.
Da mesma forma que você deve estar próximo dos colaboradores e demonstrar a confiança que possui neles, para que eles confiem em você é importante adotar posicionamentos lineares, coerentes com as metas. Lembre-se: o fato de falar de uma forma e fazer de outra pode prejudicar muito a sua reputação.
Para estabelecer relacionamentos de confiança, é importante que haja uma relação saudável de troca, de admiração e de reciprocidade, em que todos tenham benefícios. Pense nisso!