Embora seja importante continuar utilizando técnicas que fazem sua empresa vender bem, também é fundamental incorporar novos métodos para a área comercial se manter sempre crescendo.
E uma das formas de fazer isso é investindo em canais de vendas. O Whatsapp, por exemplo, possui mais de 165 milhões de usuários somente no Brasil e pode concentrar um alto volume de oportunidades se você souber explorá-lo.
Esse canal é ideal para PMEs que ainda não possuem uma estrutura robusta ou uma grande equipe, uma vez que é possível criar um e-commerce dentro da plataforma onde todo o contato fica disponível na palma da mão.
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Mas como vender pelo Whatssap?
Para vender por esse canal, é preciso estratégia. Não basta apenas disparar as mensagens e aguardar, conforme abordaremos a seguir.
Um dos benefícios da ferramenta é substituir as ligações e deixá-la para momentos mais assertivos. Isso porque, você pode realizar o primeiro contato com os leads via whatsapp, fazendo a qualificação completa por mensagem ou agendando um bom horário para fazer a chamada.
Dessa forma, ao invés de ficar com e-mail parado por dias, você consegue um retorno mais rápido e eficiente.
Além disso, o aplicativo permite se comunicar de maneira ágil, uma vez que você consegue estar em contato com vários clientes ao mesmo tempo, diferente da ligação, e ainda possibilita a realização de follow ups de maneira muito mais prática, mantendo uma comunicação mais humanizada e próxima do cliente.
Mantenha o cliente próximo
Não só é possível concluir toda negociação via whatsapp, como também é um ótimo instrumento para realização de pós vendas. Esse é um ponto que muitas empresas deixam a desejar, uma vez que a venda é concluída, o cliente deixa de receber acompanhamento ou suporte do vendedor e isso é um grande fator para os consumidores migrarem para outros fornecedores.
Dessa forma, é possível manter um contato sempre próximo, com fácil acesso para o cliente, permitindo que ele tenha uma boa experiência completa e seja fidelizado, indicando seu trabalho para novos leads.
Todos esses pontos reforçam o quanto uma ferramenta bem utilizada pode aumentar – e muito – a produtividade das suas operações, mas é também preciso ter atenção e tomar alguns cuidados importantes em relação ao whatsapp.
Evite enviar mensagens fora do horário comercial
Ao utilizar essa ferramenta como meio de trabalho, deve-se ter um contato profissional somente para ela, evitando abordagens indevidas e trabalho fora do horário.
Além disso, um celular corporativo ajuda evitar distrações e pode ser integrado ao CRM da sua empresa para acompanhar métricas e ter controle dos contatos e vendas, utilizando-o como um canal de vendas muito funcional.
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