Como identificar oportunidades?

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No universo empresarial, observamos muitas pessoas reclamando da falta de sorte e da quantidade de obstáculos que surgem no dia-a-dia. Como identificar oportunidades nesse cenário? A chave para essa pergunta está em modificar atitudes exercitando um olhar diferente sobre a rotina. O famoso escritor Eça de Queiroz defende o seguinte: “Não tenha medo de pensar diferente dos outros, tenha medo de pensar igual e descobrir que todos estão errados”. Para isso, compartilho algumas dicas para ajudar você nesse processo:

1. Preste atenção nas reclamações a sua volta; com elas pode surgir uma solução inovadora – Atualmente, ganha força uma metodologia conhecida como “Design Thinking”, que visa resolver problemas a partir de soluções geradas em conjunto com as pessoas que são impactadas por esses problemas. Você sabe os desafios que os seus clientes enfrentam no dia-a-dia? Que tal pensar em uma ideia nesse sentido?

2. Preste atenção nas pendências, mas não se esqueça de acompanhar as tendências, ou seja, de saber o que está acontecendo no mercado e como isso afeta seu negócio – Muitas pessoas ficam um bom tempo presas às demandas passadas, que já deveriam ter sido resolvidas; com a correria do dia-a-dia, não sobra muito tempo para planejar o futuro e olhar para as tendências, certo? Esse exercício é essencial para identificar oportunidades e a boa notícia é que você pode receber informações valiosas  por e-mail; a dica é se cadastrar no site Trendwatching www.trendwatching.com/pt/‎ , que mensalmente divulga relatórios do que está afetando o consumo; isso pode trazer novos ares à sua empresa!

3. Participe de eventos com focos diferentes para avaliar novos conteúdos e aplicações – Como já foi dito nesse artigo, o tempo é um elemento cada vez mais escasso na nossa rotina; muitas vezes queremos ler novos conteúdos, acessar informações especializadas, mas nos sentimos “de mãos atadas”. Uma alternativa interessante e viável para ampliar conhecimento e networking é participar de eventos. Em São Paulo, por exemplo, existem diversas palestras gratuitas realizadas no início ou ao final do dia e a dica é que você busque participar de encontros com temas variados ligados à tecnologia, inovação, gestão de projetos, marketing, entre outros; tenha em mãos um caderno para anotar insights e correlacionar os conteúdos transmitidos com a realidade de sua empresa.

4. Exercite o poder das perguntas provocativas – Uma ótima forma de identificar oportunidades é utilizar o mecanismo das perguntas. Dessa forma, quando tiver um problema ou estiver inseguro em relação a uma ação que você tomou, busque uma pessoa de confiança, explique a ela a situação e pergunte: COMO VOCÊ FARIA MELHOR? Outra sugestão é identificar os obstáculos que dificultam a execução das ações inovadoras, fazendo a seguinte pergunta: O QUE TE IMPEDE DE… ?

5. Faça conexões – Podemos comparar as nossas experiências e relacionamentos a um grande quebra-cabeça; é importante conhecer o objetivo macro (imagem a ser montada no quebra-cabeça = resultado final almejado), organizar as peças e conectá-las da forma correta. Por que eu estou dizendo isso? Porque para visualizar oportunidades precisamos ver a melhor forma de correlacionar as nossas experiências; por exemplo, você atuou em uma empresa de TI e atualmente está em indústria química. Como você pode utilizar o conhecimento dos dois universos para propor algo novo, talvez um software para a área química? Pense nisso!

Esperamos que as dicas sejam úteis para que você vislumbre novos horizontes e tenha ainda mais sucesso no seu negócio!

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