O bom vendedor não é apenas a pessoa que tem um alto volume de vendas durante o mês, mas o profissional que busca entender, de fato, as reais necessidades dos clientes e apresenta soluções para suas maiores dores. Além de prestar um bom atendimento, ele vai enxergar novas oportunidades de negócios e manter um relacionamento próximo aos consumidores.
Mas o que é preciso ter para ser considerado um expert nessa área?
Falamos anteriormente sobre a metodologia CHA, uma ferramenta aplicada na avaliação dos funcionários de uma empresa para medir seu desempenho e identificar pontos de melhoria.
Esse conceito pode ser utilizado para profissionais de qualquer setor. Pensando nisso, vamos utilizá-lo para abordar 9 atributos necessários que caracterizam um bom vendedor:
Conhecimento
- Experiência na área de vendas para atingir as metas e objetivos da empresa;
- Conhecimento técnico sobre o produto ou serviço com o qual irá trabalhar;
- Domínio de outros idiomas que irão permitir ultrapassar limites territoriais, alcançando novas pessoas e mercados.
Habilidades
- Criar Rapport para estabelecer conexões e fidelizar o consumidor;
- Se preparar bem para reuniões e estudar o cliente, tendo autoridade sobre os assuntos;
- Superar desafios que vão surgir durante as negociações para concluir o negócio.
Atitudes
- Seja sincero quanto os possíveis riscos na sua oferta para não frustrar o cliente;
- Trabalhe com concessões, seja razoável e não coloque usuário na parede;
- Passe confiança ao mostrar que está interessado em proporcionar a melhor solução e não apenas bater sua meta.
Além desses pontos, existem muitos outros atributos que podem ser agregados nas estratégias e dia a dia da área comercial, mantenha a mente aberta e esteja em aprendizado constante.