Quando as festas de natal e ano novo se aproximam, costumamos ficar mais reflexivos, em âmbito pessoal e profissional; é a época de pensar sobre as conquistas, os obstáculos enfrentados, as atitudes que poderiam ser diferentes, com foco em reforçar os aprendizados e preparar-se para o próximo ano. Você já fez o planejamento de sua empresa para 2014? Mesmo que já tenha feito, compartilhamos algumas reflexões importantes que podem e devem ser respondidas com as ações idealizadas:
– O que é vendido corresponde ao que é entregue? Na hora das vendas, é comum fazer diversas promessas e ressaltar aspectos positivos sobre o produto ou serviço comercializado. No entanto, as expectativas criadas nesse momento são supridas ao longo do trabalho? Invista em aproximar a sua equipe de vendas com a equipe de entrega o máximo que você puder através de reuniões para avaliação constante.
– Qual é a imagem que meus clientes têm da minha empresa?
Essa questão é fundamental para construir ações a curto, médio e longo prazo. Viabilize formas de manter a proximidade com os clientes e de avaliar percepções, necessidades e desejos através de eventos, pesquisas de satisfação periódicas e canais de relacionamento como as mídias sociais.
– Meus colaboradores vislumbram possibilidades a longo prazo em minha empresa?
Diversas pesquisas mostram que um dos principais fatores que contribui para a atração e retenção de talentos é a existência de um Plano de Carreira na empresa, diretamente atrelado a métricas que avaliam e recompensam o bom desempenho dos colaboradores. Se os funcionários não enxergarem possibilidades de crescimento, você terá uma alta rotatividade e será cada vez mais difícil formar uma equipe de alta performance.
– Como é o meu relacionamento com os fornecedores e parceiros? A máxima “ninguém faz sucesso sozinho” nunca fez tanto sentido. Em um mercado que se transforma a cada minuto, é preciso buscar aliados para inovar e “manter-se em pé”. Com base nisso, busque formas de se aproximar dos seus fornecedores e viabilize parcerias estratégicas que te permitam oferecer vantagens aos seus clientes e colaboradores. Que tal pensar em um cartão de benefícios para os seus públicos que ofereça descontos ou premiações em produtos ou serviços análogos aos seus? Parcerias são essenciais para viabilizar esse tipo de ação. Pense nisso!
– O que eu posso aprender com os meus concorrentes? Os aprendizados que adquirimos podem acontecer através de experiências que nós mesmos vivemos ou daquilo que observamos os outros fazerem. Quais são os seus concorrentes diretos e indiretos? O que eles podem te ensinar? Avalie criteriosamente como eles atuam junto aos clientes, os canais de comunicação que utilizam, os benefícios que oferecem aos colaboradores, as ações que promovem, os erros que já cometeram, etc. O que você ainda não faz que pode começar a fazer com base nessa análise? Reinventar-se constantemente é a chave para o sucesso!