“A união faz a força”.“Unidos venceremos”. “Juntos somos mais fortes”. Em diferentes ditados, universos e situações, a união é enfatizada como forma de somar forças e competências para superar os desafios. Como empreendedor ou empreendedora, você costuma praticar isso?
Muito se comenta que o empresário é um tanto quanto solitário, pois precisa administrar diversos fatores e tomar decisões. Há algum tempo ouvimos de um cliente a seguinte definição de empresário: “Aquele que precisa responder às perguntas de todo mundo, mas não tem para quem perguntar”. Você se sente assim? Existem duas formas eficazes e complementares de minimizar essa situação: contar com o apoio de um observador externo que entenda do mercado e te apoie nesse sentido, e investir na realização de parcerias. Afinal, você pode não apenas incentivar a união entre seus funcionários como também praticá-la com outras pessoas que estão em situações semelhantes às suas, que tal?
Confira algumas dicas:
1-Busque associações e universidades em sua cidade que tenham sinergia com o seu negócio: Toda empresa possui duas necessidades básicas ao longo da trajetória: atrair clientes e recrutar profissionais. Para apoiar você nesse processo, é importante estabelecer relacionamentos em diferentes pontos. As associações são uma boa forma de conhecer outros empresários, participar de eventos e adquirir conhecimentos. Além delas, mantenha a proximidade com as universidades a fim de identificar talentos.
2-Participe de cursos e palestras em diversas áreas de atuação: Conhecimento nunca é demais; além disso, ter um bom repertório te ajuda muito na hora de apresentar propostas e conversar com o seu público. Por isso, busque formas de se aprimorar e de expandir horizontes. Principalmente nos cursos, você conhecerá pessoas que podem ter muita sinergia com o seu negócio e com as quais você conviverá durante um determinado tempo. Está aí uma ótima oportunidade para começar negócios.
3-Realize periodicamente palestras com temas que você domine e que possam interessar a outros empresários: Uma outra forma de adquirir conhecimento além de fazer cursos é ensinar. Existe uma frase da Cora Coralina que diz: “Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Que tal compartilhar conhecimentos que você domina e reforçar em você esses conceitos? Esse é um excelente mote para entrar em contato com empresas que você queira prospectar, afinal, a maioria de nós busca se atualizar.
4-Participe de encontros de networking para fazer novos contatos e trocar experiências: Existem diversas iniciativas que reúnem profissionais com foco em promover negócios entre eles. Uma dessas iniciativas é um grupo mundial chamado BNI, que tem uma forma de trabalho diferenciada, em que não existem empresas concorrentes dentro das reuniões e existe um compromisso com a ajuda mútua. Procure saber mais sobre isso, trata-se de uma forma interessante de ampliar relacionamentos e conquistar clientes.
5-Elenque outras empresas que atendem o mesmo perfil de cliente que você atende com atividades que se complementam ao seu negócio: Em todas as cadeias de entrega, existem empresas que oferecem produtos e serviços que se complementam ao seu negócio para beneficiar o mesmo perfil de cliente. Por exemplo, se você possui uma produtora de comerciais, existe uma agência que atende o seu público para montar o conceito de uma propaganda e, depois que você elabora o comercial, existe um veículo – emissora de televisão, portal online, etc, que irá distribuir esse conteúdo. Pensando na sua estrutura, liste as empresas que desenvolvem serviços complementares aos seus e avalie de que forma vocês podem se apoiar.
Sucesso e muita união!