Os seus funcionários (ou colaboradores, associados, seja lá qual o nome você quer dar a eles) estão prontos para encarar os desafios que o mundo joga na nossa cara todos os dias?
Pronto, lá vem a pergunta chata…
Mas, caso você ainda não tenha parado para pensar nisso (ou mesmo conversar com o Gerente, Gestor, Coordenador ou seja lá o nome que você quer dar ao responsável por esta área na sua Empresa) a má notícia é que já passou da hora.
Depois de fazer (e começar a executar) um Planejamento Estratégico, você precisa entender quais são as competências que devem ter cada um dos seus funcionários para que isto de certo. Todos os funcionários envolvidos no processo de relacionamento com clientes, ou seja, TODOS os funcionários da sua Empresa, em todos os níveis hierárquicos.
Ainda não conversou com eles, não fez o treinamento/reunião/convenção para mostrar a eles onde você quer levar a Empresa? Lamento, mas você está desperdiçando seu tempo, seu dinheiro, sua energia (e a deles, obviamente) e, principalmente, a oportunidade de fidelizar seus clientes.
Cada funcionário tem que entender como vai ajudar a Empresa a atingir aqueles números que voce projetou, sonhou, inventou, sei lá, mas estão estampados no seu forecast annual (ou no 5 year plan, se preferir).
E você precisa entender quais as competências que cada um deles precisa carregar consigo. E entender também se você pode ajudá-los a obter através de treinamentos específicos, online ou out of company, se eles existem dentro da empresa em outras áreas (sabe aquele cara que sabe TUDO de planilhas e está alocado na Logística? Talvez ele seja um reforço valioso na área Financeira, sabe-se lá…) ou se, realmente, você precisará ir ao mercado buscar um profissional que tenha o que a função determine.
Sucesso!