Que os dados são um dos principais ativos de qualquer negócio é um fato! Eles são determinantes para nortear as ações de uma empresa, uma vez que possibilitam ter uma ampla visão de mercado e definir metas e indicadores mais precisos.
O que talvez seja pouco falado é que os dados também podem ser classificados de acordo com a sua qualidade. Se estiverem desatualizados ou forem usados de forma incorreta, podem impactar negativamente a companhia.
Por isso, saber trabalhar com os dados, mantendo-os atualizados e deixando de lado o que não é relevante para uma visão específica, pode auxiliar diretamente na geração de leads mais qualificados, melhora a abordagem de vendas, a produtividade da equipe e, consequentemente, os resultados.
E é nesse contexto de entender o quão valiosas são as informações geradas por uma organização que o processo de enriquecimento de dados se torna tão valioso.
O enriquecimento de dados nada mais é do que uma forma de qualificar suas informações. Seu processo envolve a coleta, validação e atualização periódica dos dados, seja de contato ativos ou inativos. Dessa forma, é possível “limpar” os arquivos de dados sem serventia e fortalecer o perfil dos clientes com informações mais relevantes.
Esse procedimento é importante porque sem dados confiáveis, os times tendem a perder tempo validando informações diretamente com o consumidor e ocasionando falhas nas prospecções.
E quais são os impactos dessa prática para a área de vendas?
Maior precisão no Perfil Ideal do Cliente: isso permite promover uma experiência melhor e diferenciada para os compradores, gerando uma fidelização maior.
Aumento de receita: uma vez que o cliente tem uma vivência positiva com o fornecedor, maior sua chance de fechar negócio.
Eleva produtividade: os vendedores conseguem passar mais tempo vendendo do que realizando tarefas operacionais.
É importante reforçar que o enriquecimento de dados deve ter uma periodicidade definida, uma vez que é humanamente impossível coletar e atualizar os dados a cada segundo, principalmente sem o apoio de uma tecnologia.
Evitar perder dados importantes é uma das formas de apresentar resultados positivos a cada fechamento. A combinação com um planejamento realista e processos bem estruturados é quase imbatível.
Conheça a consultoria comercial do Great Group para aprender a colocar tudo isso em prática.