O marketing é essencial para apoiar a área comercial de qualquer empresa. Após o seu surgimento, vários conceitos foram criados para ampliar suas funcionalidades e um deles é o mix de marketing.
A concepção dos 4P representa os pilares primários utilizados para estabelecer qualquer estratégia de marketing, e são eles: produto, preço, praça e promoção.
E o que isso quer dizer?
A partir desses fundamentos, serão desenvolvidas ações com objetivo de atrair os clientes para conhecer e consumir sua marca.
Quando falamos em produto, é necessário pensar em todos os aspectos que constituem o item, como seu formato, embalagem, matéria prima, função, qualidade, ciclo de vida e outras características que vão determinar se esse produto satisfaz as necessidades do público para o qual foi desenvolvido. Esse pilar também engloba serviços prestados.
Na hora de determinar o preço, não basta apenas calcular os custos e acrescentar a margem de lucro. Dentro do conceito de mix de marketing, a precificação faz parte do planejamento para definir o posicionamento da marca no mercado.
O valor agregado do produto vai além dos benefícios mensuráveis e é fundamental sua inclusão na decisão do preço de cada oferta.
Já a praça nada mais é que a distribuição do produto no mercado, em quais canais estarão disponíveis, qual a logística utilizada para atendê-los e de que forma sua empresa vai chegar até os consumidores.
O último P é o de promoção. Um dos pontos mais desejados pelos clientes, também não se refere somente à questão monetária, mas ao discurso utilizado para atingir as personas. De qual forma sua empresa irá se comunicar para conquistar seu público.
Pode parecer que esses pilares são bastante óbvios, já que se tratam de atividades comuns em qualquer empresa, mas eles fazem parte de uma metodologia efetiva para conquistar clientes e até mesmo entender a falta de retorno desejado.