O que é Gestão Horizontal?

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A gestão é o ato de governar negócios e pode ser entendida como um conjunto de princípios que o profissional deve seguir para planejar, organizar e dirigir uma organização.

É difícil definir a origem da gestão, mas fato é, que ela foi evoluindo junto ao mercado e se desmembrando em diversos tipos e formatos.

O que vamos nos aprofundar hoje é a gestão horizontal.

Nesse modelo, as decisões são realizadas em conjuntos por todos da empresa e não são tomadas apenas pelas lideranças, reduzindo as relações de poder.

A liderança horizontal promove maior autonomia para os funcionários, pois favorecem seu desenvolvimento profissional e ainda permite definir metas mais realistas para os times, uma vez que eles participam da tomada de decisão e tem voz ativa nos processos, sendo consideradas igualmente.

Até mesmo os estagiários são reconhecidos por ter visões valiosas para serem acrescentadas nas discussões.

Isso tudo não significa que as lideranças deixam de existir nesse tipo de empresa, os colaboradores permanecem tendo responsabilidades e atividades definidas pelo seu gestor. Porém, cria- se um ambiente de trabalho que pode ser mais motivado e flexibilidade perante as hierarquias existentes na companhia.

E como implantar esse modelo de gestão na prática?

Em todas as áreas, cada gestor responsável irá conversar com sua equipe e entender as percepções deles em relação aos processos, chegando ao formato ideal dentro da natureza de negócios da organização.

Após a análise inicial, o líder irá se reunir com os outros superiores para apresentar o balanço da equipe.

Quais são as maiores vantagens da gestão horizontal?

  • Soluções ágeis e criativas para possíveis problemas;
  • Desburocratização de processos internos;
  • Metas mais realistas;
  • Valorização do capital humano;
  • Promove empatia;

… e muito mais!

Todo esse processo culmina em um ambiente de trabalho mais leve e produtivo, pois os profissionais se sentem mais valorizados e motivados a atuar. Além disso, o diálogo se torna mais uniforme entre os departamentos, permitindo uma maior integração e alinhamento por toda a empresa.

É importante lembrar que esse tipo de gestão deve ser aplicado com cautela, se não houver líderes altamente capacitados para essa abordagem, a cultura organizacional pode se perder e os processos serem mais confusos.

Caso a sua empresa não se encaixe nesse formato, não se preocupe! Não existe um certo e errado e você deve avaliar o que mais se adequa ao seu negócio.

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Até a próxima!

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