Batemos sempre na tecla que um dos passos essenciais para qualquer instituição é definir objetivos e criar planejamento estratégico para as metas que desejam alcançar a curto, médio e longo prazo.
O Balanced Scorecard, ou BSC como é conhecido, é uma metodologia de gestão estratégica que possibilita realizar a medição do progresso da empresa observando suas metas a longo prazo.
Seu grande diferencial é que o modelo considera diversos fatores e perspectivas sobre o negócio, buscando equilíbrio entre os indicadores e tirando o foco apenas da questão financeira.
A finalidade do BSC é fazer com que os administradores entendam exatamente os objetivos definidos e coloquem em prática iniciativas que possibilitem alcançá-los.
O método criado por David Norton e Robert Kaplan é norteado por 4 perspectivas:
1 – Perspectiva financeira
Apesar de não ser o único foco, ainda é uma métrica essencial que precisa ser inserida no planejamento. Nesse sentido, é preciso definir quais os objetivos financeiros buscam alcançar.
2 – Perspectiva do Mercado
É fundamental entender quais são as necessidades dos clientes que irão ser atendidas, pois é ele que irá fazer o seu negócio funcionar. Determine o modo como será realizado o relacionamento com o cliente para atrair novos consumidores, reter os antigos e atingir os objetivos financeiros estabelecidos anteriormente.
3 – Perspectiva de Processos Internos
Estabeleça processos internos de excelência para que suas operações sejam de alta performance. Não deixe de revisitar os processos para identificar quais os métodos que mais impactam o empreendimento e aperfeiçoá-los ou criar novos processos para que as estratégias sejam mais assertivas e as metas alcançadas.
4 – Perspectiva do aprendizado
A última perspectiva representa o conhecimento e experiencia adquiridos para atingir as metas e crescer ainda mais.
Após delinear esses elementos é preciso transformar essas estratégias em ação.
Entre os benefícios de utilizar o Balanced Scorecard estão:
• Ter uma visão clara e intuitiva dos principais objetivos do negócio e do futuro da empresa;
• Possibilidade de aperfeiçoamento contínuo de processos e desempenho;
• Viabilidade de gerenciar ações, mensuradas através de bases reais para alcançar os resultados determinados pela instituição.
O Great Group tem uma equipe de especialistas que pode te ajudar a implementar essa e outras metodologias em seu planejamento estratégico.