Não é à toa que o cinema é considerado a sétima arte. Além de ser a síntese de todos os outros formatos artísticos, ele tem um forte papel de conscientização, é uma ferramenta de impacto social, representação histórica e pode ser uma importante fonte de informação e aprendizado nos mais variados assuntos.
E é aproveitando todo esse potencial que indicaremos filmes que todo profissional de RH deveria assistir para se inspirar e extrair ideias que possam transformar em ações no dia a dia, de forma divertida.
Moneyball: o homem que mudou o jogo
A história biográfica de Billy Beane, o gerente de um time de baseball que precisa montar um novo time com baixo orçamento. Com ajuda de um economista, ele desenvolve um novo método de contratação que envolve dados e estatísticas.
É inegável o poder de inovação no processo de recrutamento e gestão de pessoas, fazendo análises diferenciadas para escolher o profissional adequado. Além disso, estar aberto a novas práticas é uma forma de obter vantagem.
Escritores da Liberdade
Chocada com a violência que seus alunos enfrentam fora da escola, a jovem professora Gruwell aposta em métodos diferentes de ensino, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas.
Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento e reconhecendo valores.
Um exemplo prático de como a mudança de gestão diante dos desafios e baixos recursos ainda pode gerar engajamento para resolver problemas.
A Missão do Gerente de Recursos Humanos
O gerente de RH da maior panificadora industrial de Jerusalém é um homem insatisfeito com sua vida e está enfrentando diversos problemas pessoais. Quando uma de suas funcionárias morre em um atentado terrorista, ele viaja para a Romênia, país natal de da funcionária para desmentir acusações da imprensa.
O grande aprendizado para a área de recursos humanos é que, apesar da rotina atribulada, sempre deve-se ter sensibilidade e humanizar o contato nesse departamento.
Um Senhor Estagiário
Começar um novo emprego costuma ser um grande desafio, especialmente para alguém aposentado. Tentando voltar ao mercado de trabalho, Ben Whittaker, de 70 anos, aproveita a oportunidade para se inscrever em um programa de estágio para idosos de uma empresa de e-commerce.
O filme retrata bem a forma como o recrutamento é fundamental para o sucesso de uma empresa e que cada um pode contribuir da sua forma para o crescimento de uma organização, pois qualidade pode vir de qualquer profissional.
Os Estagiários
Seguindo a linha da indicação anterior, a história desse filme se passa durante o processo seletivo do Google, onde dois profissionais de 40 anos participam de um programa de estágio para serem liderados por jovens com metade de suas idades.
Um dos pontos de destaque é a importância do feedback aos interessados pelas vagas, mesmo quando não são selecionados para entender o que é preciso aprimorar em suas próximas oportunidades.
O Diabo Veste Prada
Uma jornalista recém graduada é contratada para trabalhar em uma das mais importantes revistas de moda do mundo e enfrenta inúmeros desafios e competições para se manter na posição.
Esse filme traz reflexões sobre ambientes de trabalho inadequados, excesso de competitividade e demandas absurdas.
Se inspirou bastante? O RH é fundamental em todas as empresas. Caso precise de uma ajuda na estruturação da área ou com serviços especializados, clique aqui.