Se você não tem conhecimento sobre investimentos, talvez nunca tenha ouvido falar em ESG. A sigla se refere a critérios ambientais, sociais e de governança que medem os impactos ambientais em uma organização. Esses fatores são observados pelos investidores na tomada de decisão para definir onde irão aplicar seu dinheiro.
O ESG ou Environmental, social and governance, descreve o quanto a empresa busca atuar de modo sustentável, adotando conceitos de melhores práticas na administração e governança dos negócios.
Sua importância tem crescido de forma acelerada, refletindo o comportamento das novas gerações que priorizam o consumo de empresas sustentáveis e transparentes.
Essa exigência dos clientes influencia de forma direta na escolha das empresas que receberão investimento, já que os critérios financeiros deixam de ser o único indicador considerado durante o processo.
O conceito de ESG ganhou tanta relevância que já existem startups focadas em oferecer soluções de governança, ambiental e social, para outras empresas, inclusive de grande porte como Ambev, Natura e Itaú.
Estudos mostram que essas startups captaram quase 1 bilhão de dólares em investimento nos últimos dez anos.