No mundo empresarial, toda escolha reflete imediatamente em reações explícitas através da resposta dos públicos. Por isso toda tomada de decisão deve ser avaliada para que o resultado obtido supere as expectativas do resultado desejado. Quando se trata de comunicação, a maioria das empresas ainda acredita que pode tirar um coelho de uma cartola e, de forma mágica, fazer sua marca ser reconhecida e despertar o desejo de consumo quantitativo. Porém, na minha percepção não existe cartola, nem baú, nem garrafa e nem gênio da lâmpada. O sucesso para o reconhecimento, e para atração do público em direção a sua marca, engloba uma série de fatores que atrelados contribuirão para a mobilização do público em direção à empresa.
Desde atos pequenos, como a definição da “carinha” do cartão de visita, até uma decisão estratégica de parceria interferirá diretamente na capacidade de atração da sua empresa. Entre estes dois pontos, elenco abaixo algumas percepções práticas a respeito de ações que podem ser realizadas para se tornar atrativo.
Dicas:
- Personifique sua marca, ou seja, dê a ela características como se ela fosse uma pessoa; dessa forma o público-alvo poderá se identificar imediatamente com pontos de sinergia. Isso pode ser feito através de um personagem que retrate seu produto ou marca;
- Cuide do alinhamento e da harmonização entre os diversos canais de comunicação, desenvolvendo um plano editorial que contemple temas centrais com assuntos complementares a serem divulgados em cada meio;
- Utilize a linguagem do seu público-alvo e lembre sempre de ter conteúdos relevantes em sua comunicação;
- Ensine algo para seu público, as pessoas adoram perceber que ganham algo ao se relacionar com uma marca;
- Gere emoção na sua linha de comunicação, já sabemos que tudo que mexe com as emoções deixa uma marca na memória;
- Faça parcerias com marcas que tenham sinergia com a sua, ou seja, aquelas que vêm antes da sua e que ao se relacionar com elas, levarão o público a te procurar. Por exemplo: colocar carvão perto da carne no supermercado, a mamadeira perto do leite na farmácia e etc;
- Eduque seu cliente em relação à continuidade da relação dele com a sua marca, dizendo quais são os próximos passos para ele continuar utilizando.
Nossa ideia é que você acenda um holofote sobre a sua empresa para iluminar todos os valores e benefícios que você propõe para seu público- alvo. Ele deve funcionar como um sinalizador que aponte soluções para o mercado. Uma vez que isso ocorra, os clientes irão até você com maior frequência e assertividade; com isso, vale lembrar toda a responsabilidade e impacto que vem junto com o reconhecimento, afinal é preciso cuidar para manter um relacionamento saudável com o público-alvo.