Recentemente promovemos uma live em nossas redes sociais com estratégias para vender mais em 2021.
Aproveitamos todos os insights e dicas desse encontro e separamos nesse post os principais highlights da live para você ter ainda mais fontes de informação e ajustar seus planos estratégicos para aumentar as vendas.
Confira:
A pandemia foi um acontecimento inesperado e seu resultado foi avassalador economicamente. Pequenas e médias empresas quebraram e muitas sobrevivem com dificuldades por todo esse período.
Após um ano vivenciando esse cenário, é possível extrair alguns aprendizados que devem ser utilizados independente das circunstâncias.
O primeiro ponto, e fundamental, para ampliar o alcance das vendas é posicionar suas ofertas através de curva de valor. Nesse momento todos estão comprando preço, os atributos de valor da sua oferta serão os grandes diferenciais para que os clientes optem pelos seus produtos e serviços.
O rapport de vendas é outro ponto que deve ser trabalhado para vender mais. A técnica de origem francesa tem como conceito criar conexão entre as pessoas, mapeando os gostos do consumidor, executando a técnica do espelhamento, mantendo uma postura amigável e cordial e demonstrando interesse pelo cliente. Ao alimentar essa relação, ele fica mais suscetível a escolher sua proposta diante das opções disponíveis no mercado.
É provável que durante alguns momentos, ainda haja resistência por meio do comprador para fechar o negócio, por isso mais do que fornecer um produto ou serviço, vender é entender as necessidades do cliente e auxiliá-lo a suprir essas instâncias.
Sem as visitas presenciais, a alternativa é acelerar as vendas por telefone. Para isso, o representante comercial precisa ser extremamente educado, ter domínio sobre as ofertas, estar preparado para tirar todas as dúvidas, demonstrar a utilidade do produto ou serviço no dia a dia e fazer follow up quando o cliente não retornar o contato.
Nessa modalidade de vendas é preciso falar com a pessoa certa, o decisor da compra, e colocar todos esses pontos em prática. Gravar a ligação e ouvi-la depois, ajuda a melhorar seu discurso e poder de convencimento.
O social selling e o marketing são ferramentas de extrema importância nessa jornada. É necessário produzir um conteúdo adequado para atrair leads qualificados nessas duas atividades, pois tráfego alto não significa taxa de conversão elevada. O marketing deve ser utilizado como um instrumento estratégico, e andar alinhado ao planejamento de vendas, ter boa conexão e simbiose para juntos, alcançar os mesmos objetivos.
Use a tecnologia a seu favor, o LinkedIn, CRM e aplicativos de comunicação como Whatsapp podem apoiar esse processo e trazer mais agilidade e maior alcance.
Por fim, não se deve esquecer de construir um bom planejamento de vendas, fazendo levantamento SWOT, criando planos de ação, realizando treinamentos, investindo em divulgação e acompanhando os resultados, sempre ajustando metas e processos quando necessário.
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Assista nossa live sobre “como vender mais em 2021”