De acordo com levantamento da consultoria BTA, mais de 40% das empresas aderiram ao home office como modelo padrão de trabalho durante a pandemia.
Essa aceleração digital, que já vinha acontecendo em um ritmo moderado, acabou pegando muitos profissionais desprevenidos para a mudança drástica no modo de operar e, principalmente, de liderar as equipes com o formato novo.
Foi e ainda está sendo necessário um aprendizado contínuo por parte de líderes e gestores para gerir equipes remotamente de modo que continuem apresentando bons resultados como faziam presencialmente.
Além disso, há também uma demanda crescente de gestão de profissionais que nunca estiveram presencialmente na organização e tampouco conhece pessoalmente a equipe e as lideranças.
Para se adequar a todas essas mudanças de trabalho, alguns dos pontos chaves que podem ajudar no processo de gestão são:
Investir em ferramentas adequadas
A comunicação entre os times passou a ser vital. Ter plataformas de colaboração em que os colaboradores consigam atuar em conjunto, em tempo real e que operem corretamente auxiliam a preservar a produtividade de todos. Uma conexão estável e sistemas funcionando corretamente são fundamentais.
Ser flexível
O regime híbrido pode ser uma alternativa para que os funcionários consigam aproveitar melhor os dois modelos e ainda aumentar o entrosamento da equipe com encontros presenciais.
Ampliar diversidade
Atuar remotamente permite a contratação de profissionais de qualquer lugar do mundo e ainda oportuniza a diversificação da equipe, já que com o trabalho dentro de casa é possível resolver questões de acessibilidade, assuntos pessoais e ter mais diversidade em uma mesma equipe.
Crie uma cultura digital
É necessário incentivar o conhecimento técnico e digital por meio de treinamentos e workshops para que os colaboradores saibam utilizar os novos recursos tecnológicos que podem vir a utilizar.
Promova segurança
A privacidade e proteção são assuntos de suma importância para qualquer negócio. Toda companhia deve investir no desenvolvimento de medidas de segurança e proteção para evitar problemas graves de perda de dados e até o fim das operações.
Atente-se às questões pessoais
O trabalho em casa pode intensificar as cargas de trabalho e, com isso, ocasionar burnout e outras doenças de esgotamento profissional. Realize feedbacks para alinhar esses pontos e promova interações sociais para estimular períodos de descanso e de descontração, equilibrando as cargas pessoais e profissionais.
A crise pandêmica afetou o mundo inteiro, mas abriu oportunidade para organizações adotarem novas estratégias que elevaram o negócio por meio do trabalho remoto, ao trabalhar as lideranças para atender esse novo modelo, é possível ajudar empresas a alcançarem ainda mais do que imaginaram que seria possível nos moldes anteriores.
Siga nossas redes sociais e acompanhe em primeira mão todos os nossos artigos.