Converse com nossos especialistas:

(11) 3521-7389

O que sua empresa perde ao não utilizar um funil de vendas

Compartilhe esse post:

Para quem não conhece o conceito, o funil de vendas é a metodologia de transformar prospects em clientes. Essa forma de conduzir o ciclo de vida do consumidor e manter um fluxo consistente de leads no pipeline é utilizada pela equipe de marketing para melhorar o relacionamento com os clientes.

O funil ajuda as companhias a organizarem estratégias eficientes que vão nutrir os leads durante a jornada de compra até a linha de chegada, na compra de fato.

Existem quatro estágios principais nesse sistema:

Inicialmente, é necessário conhecer sua oferta. Nesse momento o cliente toma consciência do problema que precisa resolver e faz o primeiro contato com a sua marca  para aprender sobre seu produto ou serviço. A interação se dá através de anúncio, pesquisa ou outras formas de tráfego.

Essa é a sua chance de atraí-lo com a produção de conteúdo de qualidade, fazendo com que ele expresse interesse na sua solução.

Após se inscrever na sua lista, o prospect analisa as opções e pacotes apresentados pela organização para tomar a decisão pela aquisição.

O último estágio é quando ele se torna um cliente, de fato. Aceita os termos, assina o contrato e finaliza o acordo.

Agora que já entendemos o funcionamento do funil de vendas básico, existe um passo a passo simples para criar o seu próprio processo.

  • Conheça seu cliente: com essas informações é possível criar conteúdo para os cada estágio específico do funil e diminuir o pipeline
  • Crie personas: e desenvolva funis diferentes para cada perfil de lead, oferecendo uma experiencia de compra melhor.
  • Estimule o tráfego e geração de leads: invista em ferramentas e anúncios para chamar atenção dos visitantes. Otimizar o site para ter alcance orgânico também é um diferencial no seu serviço.
  • Engaje os leads: informe-os sobre os produtos e serviços através de posts em redes sociais, blog, vídeos, webinars e outros meios para que eles avancem de etapa.
  • Feche estratégias: desenvolva ofertas claras para que o cliente entenda o valor de comprar com a sua empresa

O trabalho não acaba com a compra, após esse processo ainda é necessário coletar dados e analisar como aperfeiçoar ainda mais o sistema programado no seu funil de vendas, mas, se bem elaborado, a utilização dessa ferramenta irá não apenas atrair mais leads, como também ampliar ainda mais as vendas da sua empresa.

Conteúdo relacionado