Para fazer uma boa gestão de pessoas, as empresas utilizam diversas ferramentas e processos. Esses recursos permitem avaliar os profissionais e criar oportunidades de desenvolvimento de forma que motive os colaboradores e mantenha um bom clima organizacional.
Um dos instrumentos para fazer esse gerenciamento é a aplicação de uma política de cargos e salários.
POLÍTICAS DE CARGOS E SALÁRIOS
A política de cargos e salários é a arquitetura do sistema de remuneração onde são detalhadas as atividades correspondentes à posição do funcionário, suas competências, os requisitos necessários para ocupar a vaga e, a partir disso, constrói-se um organograma com o ranqueamento dos cargos junto com uma análise de equilíbrio entre os salários da empresa e seu correspondente no mercado.
Esse plano é importante porque permite reduzir a rotatividade de profissionais que se sentem reconhecidos pela sua atuação, traz oportunidade de crescimento, deixando todos mais engajados e ampliando a qualidade no trabalho entregue.
Através dessa ferramenta o funcionário sabe exatamente em que momento se encontra e se existem perspectivas para o futuro, além de entender quais são as condições necessárias para mudar de área ou de cargo.
Para implementar uma boa política de cargos e salários é necessário fazer uma coleta de informações minuciosa sobre o mercado e a empresa, elencando e descrevendo todos os cargos, efetuando pesquisa externa em seu segmento para ter um parâmetro na elaboração do seu plano e dessa forma, oferecer diferenciais no pacote de benefícios e bonificações.
Trace um caminho de progressão na carreira que permita que os profissionais façam autogestão de carreira e considere sempre a saúde financeira da instituição.
É fundamental que a política de cargo e salários seja desenvolvida de forma a ser mantida a médio e longo prazo, mas que esteja aberta a adaptações. Sua comunicação deve ser transparente e direta para evitar expectativas inalcançáveis ou cenários pessimistas demais.
O projeto é complexo, mas os benefícios e o diferenciais competitivos são enormes: aumento na produtividade, retenção de talentos, melhora no planejamento financeiro, otimiza recrutamento e ainda constrói uma boa marca empregadora para sua empresa.