Quais são os principais motivos para o turnover nas empresas

Compartilhe esse post:

O capital humano é um dos maiores bens de uma companhia. A expertise e mão de obra qualificada são aspectos fundamentais para o bom andamento dos negócios.

Porém, em muitas instituições, os profissionais são admitidos e desligados de forma contínua, o chamado turnover.

Turnover é o índice de rotatividade dos funcionários de uma empresa em um determinado período e ele pode impactar de maneira significativa os resultados do empreendimento.

Existem diversos motivos que podem causar a alta taxa de rotatividade, entre eles estão:

  • Salários inadequados: Muitas empresas querem extrair o máximo de produtividade dos profissionais, sem uma política de remuneração apropriada, trazendo insatisfação e uma possibilidade de mudança rápida. O turnover por esse motivo pode ter custos muito maiores que ajustes no salário e melhores benefícios.
  • Ambiente hostil: É de suma importância que o local de trabalho ofereça qualidade de vida ao funcionário. Conflitos, falta de ética, negatividade e a sensação de opressão, acabam afetando a saúde física e mental do profissional que irá procurar outras companhias, ou pode baixar seu rendimento a ponto de não entregar os resultados esperados, resultando em sua demissão. Quanto mais motivado a trabalhar, mais ele irá produzir.
  • Ausência de plano de carreira: sem a possibilidade de ascensão, o trabalhador vai perdendo a motivação e vontade de realizar um trabalho com excelência. É necessário criar um programa de projeção de carreira e alinhar bem para não gerar expectativas exageradas.
  • Falta de feedback e baixo índice de reconhecimento: os feedbacks são essenciais para que os funcionários entendam o que é esperado e que caminhos devem seguir. Esse alinhamento e o reconhecimento do desempenho feitos com periodicidade aumentam a satisfação no ambiente.

O alto turnover cria uma imagem negativa da empresa, que perde a credibilidade diante de clientes, parceiros e fornecedores. Também ocasiona um abalo produtivo, pois as atividades são negligenciadas sem um profissional para ocupar a posição em aberto e sobrecarrega outros funcionários que podem acumular funções até a reposição do cargo.

Além de tudo isso, essa condição traz um impacto financeiro grande com os custos de rescisão, despesas de divulgação de vagas e até gastos com exames, treinamentos e integração.

Para evitar que esses problemas graves de turnover aconteçam, é crucial realizar um conjunto de ações que revertam o quadro.

Um processo seletivo bem aplicado possibilita a contratação da pessoa com o perfil mais adequado para a vaga.

Criar políticas de benefícios e planos de carreira que ofereçam desde o básico, como vale refeição e plano de saúde, até diferenciais como horários flexíveis e bônus em dinheiro podem ser formas de reter funcionários.

Mantenha os funcionários motivados, promova uma comunicação clara e aberta entre lideranças e colaboradores e, por fim, converse com os colaboradores e entenda as razões que o levam a buscar outras oportunidades e o que mais gerou insatisfação durante o período de atuação.

Use essas informações para produzir mudanças. Se precisar de apoio com gestão de pessoas e RH, conheça nossos serviços de Consultoria de RH.

Conteúdo relacionado