Faça um plano e siga com o plano! Mude a forma como você vê o mundo…

Compartilhe esse post:

No momento que o astronauta Neil Armstrong pôs o pé na lua pela primeira vez, ele proferiu a famosa frase “Esse é um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade”. Mas, o que pousar na lua tem a ver com liderança e gestão?

Se nós voltarmos 10 anos antes desse evento, nós podemos entender como tudo se encaixa. Em um dos seus discursos mais famosos, o antigo presidente dos Estados Unidos, John F Kennedy, lançou o desafio: “Eu acredito que essa nação deve se comprometer a atingir o objetivo, antes do fim desta década, de pousar o homem na lua e retorná-lo com segurança para a Terra”.

Existem muitas formas de conceituar a liderança, identificando seus atributos, bem como as características daqueles que praticam liderança. Acredito firmemente que há um elemento essencial por trás dessa discussão interminável. Notei que uma das principais características da liderança está na capacidade do líder de definir desafios para sua equipe. O discurso do ex-presidente JFK resume com precisão em 30 palavras os atributos necessários que o desafio de um líder deve conter.

1º – Estabelecer metas além do que somos atualmente capazes de alcançar;

2º – Estabelecer metas de longo prazo, que, consequentemente, requerem etapas mais longas;

3º – Estabelecer metas que possam ser a chave para o nosso futuro!

Esse desafio como um todo não só contém os três atributos que considero essenciais à liderança, mas também traz os elementos necessários para uma gestão eficaz, ou seja, colocá-lo em prática por meio de um plano, a ser seguido e cumprido.

Esse desafio requer o comprometimento coletivo de todos, mostrando claramente que busca alcançar algo e alcançar metas dentro de um prazo claramente definido. E isso não é tudo! Ele define claramente o objetivo a ser alcançado, bem como em que condições devemos estar quando voltarmos ao ponto de partida de nossa missão.

Não há dúvida de que este discurso foi tremendamente inspirador e levou um grupo a fazer todos os esforços para colocar em prática suas ideias, e conquistá-las completamente. Até vimos muitas pessoas lançando dúvidas sobre a saga de pouso na Lua, que se tornou um capítulo na história do homem, mas sabemos que não podemos mudar a história. Podemos, no entanto, aproveitar os ensinamentos que a história nos traz, e é isso que vemos nesta façanha. A combinação perfeita de elementos-chave de liderança e gestão incorporados nesta história, começando pelo discurso, é fantástica. Podemos estudar muito e transformar esse evento em algo concreto em nossas vidas pessoais e no exercício da liderança e gestão em nosso dia a dia profissional.

Portanto, mude a forma como você vê o mundo com base no estudo dessa experiência. Neil Armstrong mudou a maneira como vemos o mundo a partir do momento em que ele olhou para trás na Terra da Lua e compartilhou sua experiência conosco. E ele não parou por aí; ele completou seu compromisso, retornando à Terra, são e salvo. Ele aceitou, gerenciou e completou o desafio em sua totalidade, e executou-o completamente. Podemos argumentar que, uma vez que ele foi lançado, ele não tinha realmente outra opção a não ser seguir o plano à risca, já que ele próprio era parte integrante do objetivo: retornar com segurança à Terra!

Uma vez estabelecido um desafio, fazer um plano e realizá-lo deve fazer parte do nosso cotidiano profissional. Devemos sempre prestar atenção aos nossos desafios profissionais, a fim de garantir que nosso plano de ação inclua os elementos-chave: comprometimento, ação, tempo, precisão e resultados. Com esses elementos somos capazes de preparar um plano bem estruturado, bem como executá-lo de forma exemplar.

Se nossos desafios forem compostos pelos atributos necessários e nossos planos incluírem os principais elementos de gestão identificados anteriormente, certamente nos tornaremos líderes profissionais, exemplares na gestão de nossas missões.

Mude a maneira como você vê o mundo e ajude os outros a fazer o mesmo. Defina desafios, faça planos e realize!

O artigo foi escrito por Jarib B D Fogaça, conselheiro e diretor da seção da Anefac Campinas (Associação Brasileira dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), e tem tradução livre. O texto original pode ser lido clicando aqui.

Conteúdo relacionado