De forma simplificada, o ESG é uma forma de organizar assuntos ligados à meio ambiente, governança e sociedade dentro das instituições, de maneira que cada negócio entenda sua responsabilidade perante essas pautas e as incluam em suas estratégias.
Que o ESG chegou para ficar não é mais novidade, mas a adequação das empresas dentro desse modelo ainda é um desafio para todos os setores.
Na área de construção civil, isso não é diferente, porém vale a pena planejar e investir nesse caminho, uma vez que, além de melhorar os indicadores da empresa, a implantação do ESG como parte dos processos ainda atrai investidores e melhora a imagem da sua marca.
Por ser um setor com alto impacto no meio ambiente, essa nova postura do ESG tem sido cobrada pelos clientes e os investimentos estão sendo destinados aos negócios que seguem esse critério.
Benefícios do ESG na construção civil
O bom desempenho ambiental, com apoio do ESG auxiliam a construção civil a oferecer maior eficiência em seus projetos, principalmente nos âmbitos hidráulico e elétrico de forma eficiente e segura, além de adequar a organização às demandas sociais, lançando sobre elas um olhar positivo, de forma a serem ainda mais valorizadas no mercado.
Como benefícios da implantação, as companhias influenciam a cadeia produtiva de forma favorável, melhorando suas credenciais, reduz custos operacionais a longo prazo e consequentemente aumentam a lucratividade.
Os ganhos não vão apenas para o setor, mas também para a população cuja qualidade de vida acaba sendo elevada.
Por ser um processo cultural que ainda está sendo estruturado em todos os locais, a implantação do ESG demanda tempo, mas sua adesão no início pode representar um destaque diante dos concorrentes que ainda não iniciaram seus processos.
Contrate agora nossa consultoria especializada no assunto para começar seu projeto de adequação nesse novo modelo de negócios e fique à frente da concorrência.