“Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós”. Warren Bennis. Essa citação traduz com clareza a importância de trabalhar em equipe.
No dia-a-dia empresarial, muitas vezes a convivência torna-se difícil por conta das diferenças de postura e opinião; no entanto, a união de competências diferentes é responsável pelo aumento da produtividade e competitividade da empresa e os gestores tem obrigação de zelar por isso.
Portanto, compartilhamos abaixo algumas dicas para apoiar você nessa tarefa:
1-Defina claramente os Papéis e Responsabilidades de cada profissional – Como gestor ou gestora, é importante que você conheça as Competências, Habilidades e Atitudes, ou seja, o CHA necessário a cada cargo. Dessa forma, será possível alinhar expectativas com cada profissional, verificar os GAPs entre o que é esperado e a característica que o profissional possui, e determinar as “linhas limítrofes” que separam uma função da outra.
2- Preocupe-se em manter uma atmosfera de confiança, reciprocidade e concentração de esforços – Quem não gosta de trabalhar em uma empresa com boas energias? Incentive os profissionais a ajudarem-se mutuamente nos momentos difíceis, que fazem parte do dia-a-dia. Além disso, separe periodicamente um espaço e um tempo para realizar alinhamentos: das expectativas, das relações, dos conflitos, dos objetivos e dos resultados esperados.
3- Analise cenários, necessidades e estabeleça objetivos comuns – Pesquisas indicam que existe mais possibilidade de colocar em prática uma decisão quando as pessoas estão envolvidas desde o estabelecimento de objetivos; por essa razão, é importante que a empresa participe da construção do Planejamento Estratégico do negócio. (link para planejamento) .
Esse Planejamento deve indicar com clareza os indicadores para o negócio e as particularidades de cada tarefa a ser realizada (Quem a fará, como será feita a ação, o que será feito, quando será feito e por quê será feito).
4-Forneça feedbacks claros – Lembre-se sempre que a responsabilidade é de quem comunica, portanto atente-se para as palavras utilizadas, para o tom de voz e para a linguagem corporal. Além disso, lembre-se que omitir ou transmitir informações de modo insuficiente gera dúvidas, ansiedade e perda de cooperação por parte da equipe.
5-Defina normas de conduta, com dicas sobre as melhores formas de agir – Toda equipe precisa de rotinas que proporcionem uma “memória organizacional” que oriente no momento de tomar decisões; como gestor ou gestora você precisa cultivar hábitos capazes de criar uma situação de equilíbrio e, ao mesmo tempo, deixar claro quem está no comando.
O que achou das dicas? Se precisar de apoio para implantá-las conte o Great Group!