5 dicas para aplicar a criatividade nos negócios

Compartilhe esse post:

A vida de um empreendedor é cercada de desafios e, muitas vezes, o empresário pode ficar um bom tempo buscando a solução para um problema que poderia ser resolvido de forma simples com um pouco de criatividade. Mas o que significa isso? O estudioso Torrance define esse processo como “tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar essas hipóteses e, finalmente, comunicar os resultados”. Por onde começar? Seguem algumas dicas:

1-   Seja observador e memorize o que puder ser útil – existe uma conhecida frase de Lavoisier que diz que “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Você pode ter ótimas ideias observando diferentes aplicações no cotidiano e avaliando de que como pode adaptá-las para a sua realidade. Para te ajudar nesse processo, mantenha um caderno de anotações e tenha o hábito de revisá-lo constantemente quando precisar de inspiração. Você pode ter boas surpresas ao olhar ideias antigas com outros olhos e com mais experiência.

2-   Incentive a sua equipe a pensar em diferentes formas de resolver problemas – No universo de criação, quanto mais ideias você tiver, maior a chance de aplicar algo interessante. De que forma você amplia o número de ideias? Pensando em equipe! Por isso, compartilhe com seus colaboradores dúvidas e problemas e peça a opinião deles. Uma opção para fazer isso é colocar um quadro com a questão a ser solucionada na área central da empresa e providenciar post-its para que as pessoas anotem suas sugestões e ideias. Outra forma é fazer sessões constantes de brainstorming.

3-   Estabeleça um “comitê criativo” na empresa para discutir e implantar boas idéias apresentadas – Você e sua equipe tiveram vários insights que tem tudo pra dar certo; para que eles realmente tragam resultado, é preciso que um grupo de pessoas fique responsável por aprimorar as ideias e coordenar a implantação das mesmas. Pense nisso!

4-   Quando alguém oferecer uma ideia em uma reunião e outra pessoa começar a dizer “Sim, mas…”, tente substituir a frase por “Sim, e…”– Muitas vezes em uma sessão de brainstorming boas ideias podem ser descartadas sem necessidade, pelo simples fato de alguém discordar e se opor. É importante que você lembre que a união faz a força e que todas as falas em uma reunião devem servir para contribuir com a resolução do problema, avançando passo a passo rumo ao resultado. Portanto, experimente esse exercício de reformular sua forma de se expressar.

5-   Não pense que sempre na primeira tentativa surgirá uma grande ideia; associando pensamentos possíveis você pode criar algo grandioso e colocá-lo em prática – Ter paciência e perseverança é muito importante; conforme foi dito anteriormente, reveja constantemente ideias antigas, associe universos distintos, faça analogias e busque a melhoria contínua.

Boa sorte e sucesso!

Conteúdo relacionado