4 dicas para executar o que foi planejado

Compartilhe esse post:

No final de 2013, você provavelmente fez um balanço do ano e, com base nele, estruturou um Planejamento para 2014. Chegou a hora de transformar as ideias em ações, confira algumas dicas para esse momento:

1 – Envolva a equipe para que todos estejam engajados em torno de objetivos comuns – a obtenção e mesmo a superação das metas que você estabeleceu depende do trabalho em equipe; por essa razão, é importante que você conheça as atividades e atribuições dos profissionais, saiba dos desafios enfrentados continuamente e reforce para cada membro de sua equipe a importância do trabalho dele para o todo; à medida que os objetivos individuais e globais são atingidos, vale a pena oferecer estímulos como materiais de comunicação que noticiem o fato, eventos, premiações, entre outros, para que todos se sintam motivados a continuar na mesma direção;

2 – Mantenha a disciplina de monitorar constantemente os indicadores definidos no planejamento – Você só consegue medir a efetividade do que foi planejado se acompanhar periodicamente os resultados obtidos. Por isso, faça reuniões mensais com a equipe para verificar os indicadores e, mais do que isso, para que os profissionais compartilhem as razões para o sucesso de alguns números, os motivos pelos quais deixaram de atender outros e as ações que podem ser realizadas para reverter o que está negativo;

3 – Tenha flexibilidade para mudar sempre que for necessário – Planejar não significa adivinhar o futuro; através da análise é possível identificar tendências, mas na hora de executar as ações o contexto pode estar diferente e muitos imprevistos podem acontecer. Por isso, se você verificar que as metas que você propôs não foram atingidas por 2 meses seguidos ou que determinados Planos de Ação estão sendo executados e não têm o surtido efeito desejado, reveja o seu planejamento, adéque as responsabilidades e reprograme as suas metas;

4 – Acredite que o RESULTADO nasce da união entre FOCO e AÇÃO – Ter foco significa manter a disciplina, o comprometimento, a concentração e saber gerir o tempo; agir significa sair da zona de conforto e emprenhar-se ao máximo na realização das tarefas. Se você tiver foco no que quer, mas não agir estará longe do que espera; da mesma forma, se você agir de qualquer maneira sem manter-se concentrado não vai conseguir alcançar a meta. Todos os dias você tem uma nova chance para avaliar comportamentos equivocados, aprender com os erros e melhorar. Conte conosco nessa trajetória! Sucesso!

Conteúdo relacionado