Mais uma ligação sem sucesso e a meta de vendas ficando cada vez mais apertada?
O processo conhecido como Cold Call ou Cold Calling, traduzindo diretamente como ligação fria é um aliado importante no agendamento de reuniões e levantamento de oportunidades de vendas. Porém, esse processo requer muitas práticas e metodologias para você ter sucesso no modelo.
Nesse post separamos 4 dicas infalíveis para você ter sucesso nas suas ligações. E ainda separamos uma dica bônus que vai ter ajudar MUITO no processo.
Confira:
1 – FAÇA O PLANEJAMENTO DA LIGAÇÃO
Defina seus objetivos, suas personas e saiba exatamente o que falar.
Pense se seu objetivo é levantar uma informação, qualificar uma oportunidade, agendar uma reunião ou seja lá qual for o motivo da ligação. Você precisa saber o que quer para saber como levar essa conversa pra frente. Elaborar um plano de ligação, ou call plan, é uma boa prática junto com um script que vai te ajudar a passar por todas as perguntas necessárias para a qualificação do prospect.
2 – INICIE A CONVERSA FALANDO DA DOR DO PROSPECT
E você pode pensar: “Mas como vou saber a dor dele se ainda nem conversei com o cliente?”
Aí que está a chave da segmentação e levantamento das principais possíveis dores do seu cliente. O ideal é você ter o ICP bem definido para saber o que o seu perfil de cliente ideal compra e quais problemas sua solução resolve. Com isso identificado, você deve buscar empresas de perfil semelhante e colocar as dores levantadas no seu script de ligação.
Lembre que as primeiras palavras são fundamentais para continuar uma ligação, então se você pegar pontos chaves de dor e já colocar no início do contato, suas chances certamente vão aumentar para um agendamento.
3 – ESCUTE O PROSPECT E RESPEITE SUAS OPINIÕES
ESCUTE, ESCUTE e ESCUTE UM POUCO MAIS!
Essa dica é fundamental. Ouvir o cliente é o passo mais importante para sua call, pois além de gerar um bom sentimento no cliente, é onde você coleta informações que podem direcionar seus contatos.
E junto com isso, utilize sempre palavras de afirmação e que concordam com o prospect, respeitando sempre os pensamentos e direcionamentos, pois aí você consegue criar uma relação com os problemas e visão do seu cliente, aumentando as chances de tocar em pontos que fazem sentido com a realidade e que possivelmente sua solução consegue atender.
4 – SUGIRA UMA REUNIÃO COM UM ESPECIALISTA
Quando falamos em objetivo da ligação lá no início, um ponto importante é você trazer o cliente para um segundo compromisso mais profundo do que a ligação inicial.
É muito difícil em um primeiro contato você já realizar uma venda, então leve sempre o cliente para uma conversa mais detalhada e inclua profissionais mais técnicos da sua empresa, pois além de mostrar a estrutura de atendimento, reforça a credibilidade de conhecimentos aprofundados e aumenta a segurança do prospect em possíveis decisões.
DICA BÔNUS
Se você chegou até aqui, com certeza tem interesse em aprender mais sobre o processo de cold call.
Em nosso Youtube temos uma playlist especial com uma série de dicas de vendas pelo telefone. Quem comanda essa série é o nosso CEO, Julio Amorim, que possui anos de experiência com planejamento de vendas.