Está terminando mais um ano. Como foi 2016 para você? Quais foram as suas realizações? Alcançou todas as metas planejadas no início do ano? Não chegou a planejar?
2017 está batendo na porta. Que tal aprender a planejar as metas profissionais com alguns passos simples?
1° passo: Liste todas as suas metas em uma folha ou arquivo no computador.
2° passo: Estipule um prazo para todas elas. Fica muito mais fácil atingir uma meta, quando é estipulado um tempo para ela ser alcançada. Exemplo: abril/2017 ou 4 meses.
3° passo: Submeta todas elas ao modelo SMART. Uma meta nesse modelo é: específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal.
O que é ser específico? É não colocar uma meta genérica. Exemplo: ser um profissional bem sucedido ou ser feliz. É colocar exatamente o que você quer conquistar. Exemplo: inglês avançado.
O que é ser mensurável? É você ter capacidade de medir o atingimento da meta. Exemplo: para medir o conhecimento avançado no idioma inglês você pode fazer uma prova em instituição internacional que comprovará o seu nível.
O que é ser alcançável? Para uma grande meta ser alcançada, é necessário realizar submetas. São metas menores que, se não forem buscadas, a grande meta não virá. Exemplo: para ter inglês avançado, pode ser necessário estudar 1 hora por dia, assistir filmes em inglês e fazer um curso presencialmente (2 horas por semana). É necessário avaliar se as submetas dependem do seu próprio esforço. Quando começa a depender de outros, fica mais difícil conquistar a meta principal.
E o que é ser relevante? É identificar o vai te motivar para buscar dia após dia a realização das submetas. Qual o propósito de ir em busca da realização da grande meta? Exemplo: ter inglês avançado vai abrir as portas em empresas multinacionais.
E o temporal já comentamos no 2° passo. É de suma importância estipular um período para a conquista da meta.
Espero que você conquiste tudo o que planejar em 2017 e que mantenha o foco nas decisões alinhadas com o seu propósito de vida!
Sucesso!